quarta-feira, março 3, 2021
Início Tudo Atletas se unem para retirar mulheres trans da categoria feminina

Atletas se unem para retirar mulheres trans da categoria feminina

“Simplesmente reduzir os níveis de testosterona por um ano não nega a vantagem masculina sobre as atletas”, diz petição do Save Women Sports

-

- Advertisement -

Atletas mulheres de mais de 30 países enviaram ao Comitê Olímpico Internacional um pedido para “evitar o fim dos esportes femininos”, e o que elas definem de “flagrante discriminação contra as mulheres em razão do sexo biológico”. No documento feito no fim de abril, aproveitando a decisão de adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o grupo alega desvantagens.

“Permitir que atletas do sexo masculino se identifiquem como competidoras é irresponsável, negligente e perigoso”. […] “Simplesmente reduzir os níveis de testosterona por um ano não nega a vantagem masculina sobre as atletas”.

As atletas rebatem decisão do COI de 2015 que determinou que mulheres trans poderiam competir na categoria. “As diretrizes […] que permitem que homens que se identifiquem como mulheres entrem nas categorias de mulheres, são inaceitáveis”, diz a petição .

Na petição, o Save Women Sports pede que as regras sejam reconsideradas já para os Jogos Olímpicos de 2020.

“Se continuarmos a permitir que os homens compitam como mulheres nas Olimpíadas, haverá Olimpíadas masculinas, haverá Olimpíadas conjuntas, mas não haverá mais Olimpíadas femininas”, disse Beth Stelzer, fundadora do SWS.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante