Você tem muitos pesadelos ?

Buscar um planejamento alimentar que melhore o metabolismo de carboidratos pode ser uma solução, diz Bruno Castro

Adi Goldstein/Unsplash

Do ponto de vista NUTRICIONAL, episódios recorrentes de pesadelos podem estar intimamente relacionados com RESISTÊNCIA À INSULINA, que é uma condição clínica onde a glicose não consegue “entrar” na célula e gerar energia (basicamente é isso!).

Quando você vai dormir, você fica em jejum, mas seu corpo não para de funcionar, só diminui o gasto de energia. E aí durante a noite, falta-se glicose para o Sistema Nervoso Central (SNC), assim o cérebro entra em “pani”, porque o principal nutriente na fase INICIAL do jejum é a glicose. Se não tem glicose (dentro da célula) eu preciso liberar hormônios para regular os níveis de glicose no SNC.

Os principais hormônios liberados para isso são as catecolaminas (cortisol, ADRENALINA, NORADRENALINA), que estão associados na fase noturna com incidência de PESADELOS, tanto é que muitas das vezes que você acorda subitamente de madrugada assustado, você está com taquicardia (frequência cardíaca alterada). Até em diversos filmes vemos essa representação mostrando essa associação.

A Solução é…
1) Buscar um planejamento alimentar que melhore o metabolismo de carboidratos (resistência a insulina).

2) OBRIGATORIAMENTE CONSUMIR uma fonte de carboidrato de digestão e absorção mais lenta na última refeição do dia.

3) Um cházinho indutor de sono profundo ajuda BASTANTE também! (mulungu, valeriana – esses dois principalmente)

Dormir bem é pré-requisito pra ser feliz!!

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é bruno.png

Bruno Castro (Colunista) Nutricionista e Professor de Educação Física, Amante de esportes, Atleta de jiu-jitsu, Consultor de treinamento na área de saúde. Atuação no ramo de emagrecimento, ganho de masa muscular, performance esportiva e qualidade de vida.
Instagram: @brunocastrobw