Início Saúde Vacina financiada por Bill Gates causa surto de poliomielite no Sudão

Vacina financiada por Bill Gates causa surto de poliomielite no Sudão

Uma semana após o anúncio de erradicação da doença na África, novos casos aparecem relacionados a aplicação da própria vacina

-

Uma semana após a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarar erradicação da Poliomielite na África, uma nova onda de contágio no Sudão foi registrada. A epidemia teve causa relacionada à aplicação da própria vacina no Chade (país da África central).

O bilionário Bill Gates, grande investidor no setor de saúde para criação de vacinas, é um dos nomes por trás da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), consórcio apoiado e financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates. A atual pesquisa para a vacina contra Covid-19 também recebe apoio do magnata.

Apesar de ser raro, o vírus vivo da Poliomielite na vacina oral pode sofrer mutação e ser capaz de desencadear novos surtos. Em meio à pandemia de coronavírus, vários países africanos lutam contra o aumento de casos de pólio, incluindo Angola, Congo, Nigéria e Zâmbia.

Segundo a OMS, foram registrados 11 casos novos derivados da vacina no Sudão. O vírus também foi identificado em amostras ambientais, uma vez que a doença altamente infecciosa pode se espalhar rapidamente pela água contaminada.

O relatório do dia 1 de setembro, destaca que “em 9 de agosto de 2020, o Ministério Federal da Saúde do Sudão notificou à OMS sobre a detecção de um poliovírus derivado de vacina tipo 2 (cVDPV2) circulante no país”, diz o site da OMS. Na maioria dos casos, os mais afetados pela infecção são crianças com idade inferior a 5 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante