Início Saúde Vacina contra coronavírus pode sair em menos de um ano, diz especialista

Vacina contra coronavírus pode sair em menos de um ano, diz especialista

Diagnóstico rápido está sendo o primeiro foco, para então os estudos serem voltados ao desenvolvimento da vacina

-

Menos de um ano é a previsão de especialistas para que a vacina contra o coronavírus esteja disponível. Em entrevista, o infectologista e coordenador de vigilância sanitária, Rivaldo Venâncio, afirmou que os primeiros testes devem focar no diagnóstico rápido e preciso, para então os estudos serem voltados ao desenvolvimento da vacina.

“Nós acreditamos que um kit possa ser distribuído para laboratórios centrais dos Estados em algo como 2 a 3 meses. No entanto, até que a vacina esteja disponível para a população, imaginamos que de 6 a 8 meses, talvez um pouco mais,” disse ao Jornal da Manhã.

O especialista acredita que a Organização Mundial da Saúde (OMS) possa desobrigar ou diminuir alguns prazos e testes de rotina para acelerar o processo. “Etapas iniciais dos estudos clínicos tomam algum tempo, e a terceira fase, de teste em larga escala, também pode demorar alguns meses. O cronograma pode ser ajustado. Há sim a possibilidade de ter uma vacina no fim do ano,” informa Venâncio.

Entre os principais sintomas do coronavírus estão febre, tosse e espirro, comuns em outras epidemias. O governo brasileiro informou que buscará a retirada de brasileiros de Wuhan, e portanto, ele passarão pela “quarentena” de acordo com o período de incubação da doença, que tem sido de duas semanas.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante