Início Saúde Pesquisadores Brasileiros criam novo tratamento para psoríase

Pesquisadores Brasileiros criam novo tratamento para psoríase

-

Pesquisadores da USP criaram uma solução que inibe inflamação de psoríase, doença inflamatória que provoca vermelhidão, descamação e placas na pele. O tratamento procura substituir ou diminuir o uso do corticoide em casos não severos.

O novo método desenvolvido pela Universidade de São Paulo propõem um tratamento com aplicação tópica, como loção, gel ou creme. O fármaco possui moléculas capazes de inibirem o processo inflamatório da doença.

O medicamento contém compostos doadores de sulfeto de hidrogênio (H2S) e já foi patenteado pelo grupo. Nos testes pré-clínicos descobriu-se que a substância é capaz de atuar beneficamente no tratamento dessa inflamação, inibindo a produção de citocinas pró-inflamatórias.

O tratamento hoje para psoríase é feito com a administração de corticoides, mas o problema é que seu uso prolongado e excessivo é acompanhado por inúmeros efeitos colaterais indesejados, que incluem afinamento e alterações na pigmentação da pele, além de vermelhidão.

A intenção dos pesquisadores é substituir ou diminuir o uso do corticoide em casos não severos de psoríase. Isso evitaria ou reduziria os efeitos adversos que o uso prolongado destes medicamentos ocasiona.

com informações Jornal USP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante