Início Saúde Método brasileiro consegue prever risco de obesidade e diabetes

Método brasileiro consegue prever risco de obesidade e diabetes

Inteligência artificial combinada com o estudo de moléculas garante até 96% de precisão

-

Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram uma combinação de inteligência artificial capaz de identificar a predisposição para o desenvolvimento de doenças como diabetes e hipertensão. Isso junto com um estudo de moléculas ligadas ao processo de acúmulo de gordura no organismo.

O método foi aplicado em 180 pacientes e de acordo com a nutricionista e doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Flávia Luísa Dias Audibert, “a precisão de acerto desses biomarcadores é de 96%. Para esse modelo, quanto mais amostras receber, mais preciso ele fica.”

Diante do aumento da obesidade e doenças associadas no Brasil, o método pode ser um aliado na prevenção. A técnica pode ser usada em pacientes não obesos, como estratégia para que ele receba orientações e mude o estilo de vida antes de apresentar o quadro.

A pesquisa incentivada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) foi publicada na revista Frontiers in Bioengineering and Biotechnology. Flávia estima que, com investimentos públicos e privados, é possível que a tecnologia esteja disponível para a população em cinco anos.

FONTETerra
WhatsApp Receba as notícias do Relevante