quarta-feira, janeiro 20, 2021
Início Saúde Israel descobre causa de coágulos sanguíneos fatais em pacientes com covid-19

Israel descobre causa de coágulos sanguíneos fatais em pacientes com covid-19

Testes em animais já apontam uma possível solução, um medicamento chamado Colchicina

-

- Advertisement -

O Centro Médico da Universidade Hadassah, em Jerusalém, afirmam que coágulos sanguíneos que bloqueiam o fluxo de sangue para os rins, coração e cérebro, além dos pulmões, podem ser a causa de mortes de pacientes com coronavírus.

Segundo pesquisas, pelo menos 30% dos pacientes com coronavírus desenvolvem coágulos que faz com que as pessoas fiquem gravemente doentes e até chegarem ao óbito por terem um aumentado de proteína alfa-defensina no sangue, conforme explica o Dr. Abd Alrauf Higavi, especialista em coágulos há 30 anos.

“Pacientes com sintomas leves têm uma baixa concentração de alfa-defensina. Pacientes com fortes sintomas de doença têm altos níveis. As pessoas que morrem têm níveis muito altos.”

Mais de 700 amostras de sangue de 80 pacientes foram analisadas durante o primeiro pico do surto de coronavírus em Israel. Os resultados mostram que a alfa-defensina acelera a formação de coágulos sanguíneos, causadores de embolia pulmonar, ataques cardíacos e derrame.

O médico, entretanto, também aponta uma solução: a aplicação do medicamento chamado colchicina a pacientes com coronavírus. A colchicina é aprovada cientificamente e usada na prevenção e tratamento de gota (excesso de ácido úrico no sangue). Em testes feitos em camundongos, o remédio foi capaz de inibir a liberação de alfa defensina. A equipe aguarda aprovação para testá-lo em humanos.

“Os medicamentos disponíveis hoje no mercado de afinamento do sangue não atendem totalmente a essa coagulação, pois seu mecanismo difere dos mecanismos pelos quais esses medicamentos existem atualmente”, disse Higavi. “Os recursos devem ser desviados para encontrar um medicamento adequado para pacientes com coronavírus”.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante