Início Saúde Curso online e gratuito oferece treinamento de saúde mental

Curso online e gratuito oferece treinamento de saúde mental

As inscrições encerram nesta sexta (14). O tema é voltado para professores e demais interessados

-

O período de isolamento social em consequência da pandemia de covid-19, tem despertado altos níveis de angústia e estresse entre a população. Com o objetivo de ensinar estratégias psicológicas para enfrentar os desafios de forma humanizada foi lançado o curso online e gratuito de Treinamento de Saúde Mental.

As inscrições encerram nesta sexta-feira (14) e podem ser realizadas através do site da Esfera Academy. A psicóloga Andréa Chaves, treinadora do curso afirma que o conteúdo é direcionado ao ambiente educacional, mas profundamente aplicado para todas as pessoas que estejam interessadas em conhecer mais sobre a saúde mental.

O destaque será para o cuidado e atenção diferenciada à aspectos críticos para a saúde das pessoas, como depressão, ansiedade, suicídio e automutilação, com o ensinamento de técnicas de Primeiros Socorros Psicológicos (PSP) no ambiente educacional e também pessoal.

Segundo ela, os danos psicológicos do confinamento durante a quarentena para as crianças e a ruptura brusca no modelo de ensino vão desde dependência excessiva dos pais ao desconforto e agitação.

“Um levantamento realizado na província chinesa de Xianxim com 320 crianças e adolescentes revelou os efeitos mais imediatos da pandemia como dependência excessiva dos pais (36%), desatenção (32%), preocupação (29%), problemas de sono (21%), falta de apetite (18%), pesadelos (14%) e desconforto e agitação (13%)”, revela.

Apesar de ser um curso indicada para todos, Andréa orienta que a atuação do professor não pode ser considerada pelos pais como um substitutivo ao trabalho do psicólogo, trata-se de um intervenção de primeiros socorros psicológicos.

“É um trabalho complementar. O professor é aquele que conversa, mas o ponto principal é ensinar o conteúdo e trabalhar a aprendizagem da melhor forma. O psicólogo ajuda as crianças a lidarem melhor com as suas emoções, entender o ambiente que estão vivendo e o que estão passando,” explica a profissional.

Andrea trabalha na área de saúde mental há 15 anos e reforça a importância de buscar auxílio profissional específico quando identificada a necessidade. “Ficarmos tristes de vez em quando devido a algum episódio seja ele de decepção, luto etc, é normal, mas são momentos que duram pouco. Mas, se a pessoa não consegue se alimentar, se fere, não quer ver e nem conversar com ninguém por muitos dias consecutivos , o ideal é que procure um psicólogo.”

E complementa: “A terapia deveria ser feita por todos. Apesar de muitas pessoas acharem que o psicólogo deve ser procurado só quando há algum problema grave acontecendo, isso é totalmente errado. Você lida com as suas emoções, entende melhor os seus sentimentos e no caso dos professores que lidam com pressão, estresse, expectativas também, é fundamental esse acompanhamento.”

O trabalho é uma parceria com a Esfera Academy e será ministrado através da própria plataforma da academia. O curso contempla cinco encontros e uma aula final para sanar dúvidas.

Aula 1 – O que é a depressão e suas implicações na vida escolar?
Aula 2 – Ansiedade: como manejar? O que fazer? Como controlar?
Aula 3 – Suicídio
Aula 4 – Automutilação
Aula 5 – Primeiros socorros psicológicos (PSP) nas escolas

WhatsApp Receba as notícias do Relevante