quinta-feira, janeiro 21, 2021
Início Saúde Campanha de vacinação abre nova temporada contra sarampo

Campanha de vacinação abre nova temporada contra sarampo

Começa hoje (10), a imunização de crianças e jovens de 5 a 19 anos em vários estados brasileiros

-

- Advertisement -

A Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo começa hoje (10) e permance até o dia 13 de março. O Dia D de mobilização nacional será no dia 15 de fevereiro. Uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde em parceria com os municípios e o Ministério da Saúde.

O foco são crianças e jovens de 5 anos a 19 anos, e que nunca foram imunizadas contra a doença ou que estão com a caderneta desatualizada. É preciso procurar a unidade de saúde local para receber a vacina, sendo que 30 dias após a primeira dose é necessário retornar para tomar uma segunda dose. Quem já tomou as duas doses da vacina não precisa tomar novamente.

O sarampo é uma doença viral aguda com alta transmissão, os principais sintomas são: Febre alta, acima de 38,5ºC; manchas avermelhadas pelo corpo; tosse, coriza e/ou conjuntivite. A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba.

Em 2019, o Brasil superou a meta nacional de vacina da tríplice viral recomendada pelo Ministério da Saúde. No total, 99,4% das crianças de um ano de idade estão vacinadas no País. O resultado é o melhor dos últimos cinco anos, embora oito Estados e o Distrito Federal não tenham atingido a meta mínima, que é de 95%, informa o Governo Federal.

Acesse site da campanha do Ministério da Saúde.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante