Início Saúde 94% dos óbitos por Covid-19 estavam relacionados a outras doenças, destaca relatório...

94% dos óbitos por Covid-19 estavam relacionados a outras doenças, destaca relatório dos EUA

O coronavírus foi registrado como ‘única causa’ em 6% dos casos. Os principais “fatores contribuintes” para os demais óbitos incluem gripe e pneumonia, hipertensão, parada cardíaca, entre outros

-

Um relatório do Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos apontou que 94% das mortes por coronavírus estavam relacionadas a outras doenças. Apenas em 6% dos casos a infecção por Covid-19 foi registrada como “única causa mencionada”.

Segundo os dados divulgados, as mortes restritas unicamente ao covid-19 somam 9.683 entre as mais de 182 mil registradas no quadro geral. As principais “condições de saúde e causas contribuintes” para os demais óbitos incluem gripe e pneumonia, insuficiência respiratória, doença hipertensiva, diabetes, demência vascular, parada cardíaca, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, lesão intencional e não intencional e envenenamento.

O controle do CDC é baseado nos atestados de óbito, pois são a fonte de dados considerada mais confiável e completa, incluindo comorbidades, raça e etnia e local de morte.

Até o momento, os números atualizados sobre quantidade de casos confirmados e em acompanhamento nos EUA estão em quase 6 milhões, o maior número no mundo. Seguido pelo Brasil com 3.862.311 casos, Índia com 3.621.245 e Rússia com 987.470.

Por outro lado, o número de pessoas recuperadas da covid-19 já que ultrapassou 16,6 milhões em todo o mundo. O Brasil se mantém em primeiro lugar no ranking de recuperados da doença, com 3.097.734 casos.

FONTEGuia me
WhatsApp Receba as notícias do Relevante