Início Política Venda de veículos a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil...

Venda de veículos a gasolina ou diesel pode ser proibida no Brasil em 2030

Projeto de lei aprovado na CCJ do Senado prevê comercialização apenas de veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, ou os carros elétricos

-

A Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou um projeto para encerrar as vendas no Brasil de veículos movidos a combustíveis fósseis, diesel e gasolina, a partir de janeiro de 2030. A medida também prevê a proibição, a partir de 2040, da circulação desses automóveis.

O relator, senador Fabiano Contarato, observa que a reorientação de uma cadeia produtiva insustentável é permitida pela Constituição e destaca algumas exceções:

“Automóveis de coleção, veículos oficiais e de representação diplomática, de repartições consulares de carreira ou organismo internacionais acreditados juntos ao governo brasileiro. Além de veículos de propriedade de visitantes estrangeiros até 180 dias de sua entrada no Brasil,” disse segundo a Jovem Pan.

O PLS 304/2017 segue agora para votação na Comissão de Meio Ambiente (CMA) da casa. O autor do texto, o senador Ciro Nogueira, ressalta que o modelo atual é responsável por 1/6 das emissões de dióxido de carbono na atmosfera e que outros países já adotam essa mesma decisão, como o Reino Unido e a França com meta para 2040, a Índia para 2030 e a Noruega já em 2025.

De acordo com o projeto, já existem soluções tecnológicas disponíveis que permitem a substituição da gasolina e do diesel. No mercado automotivo, além dos biocombustíveis vem crescendo o espaço para os veículos elétricos urbanos.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante