Ministério do Meio Ambiente vai criar Secretaria da Amazônia

A sede em Manaus cuidará de áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal e regularização fundiária

312
Reprodução/MMA

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) anunciou, ontem (9), a criação da Secretaria da Amazônia. A sede em Manaus será voltada para áreas como bioeconomia, combate ao desmatamento ilegal, regularização fundiária, pagamento por serviços ambientais, entre outras atribuições.

Pelo Twitter, o ministro Ricardo Salles escreveu: “A Secretaria da Amazônia, com sede em Manaus, ajudará muito na viabilização das ações de fiscalização e promoção do desenvolvimento sustentável para toda a região.”

O MMA ressaltou que este “é um esforço para materializar a presença” do ministério na região, especialmente com o Plano Nacional de Combate ao Desmatamento Ilegal. E além disso reconhecer a floresta como uma atividade econômica, que precisa gerar desenvolvimento sustentável e inclusão.

“Entendemos que, para haver preservação, é necessário que haja reconhecimento da floresta como uma atividade econômica que gere desenvolvimento sustentável e inclusão da população. Afinal, estamos falando de 20 milhões de habitantes que vivem na região mais rica em biodiversidade, mas com o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país”, registrou em nota.