domingo, março 7, 2021
Início Política Governo institui programa com foco no papel da família na proteção social...

Governo institui programa com foco no papel da família na proteção social e transmissão de valores

O Observatório Nacional da Família visa a incentivar pesquisas e fortalecer o diálogo entre acadêmicos e gestores de políticas voltadas à família

-

- Advertisement -

O Governo Federal, por iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, criou o Observatório Nacional da Família (ONF) como incentivo a políticas públicas voltadas ao papel da família na transmissão de valores e proteção social.

O objetivo é desenvolver estudos e pesquisas nos programas de pós-graduação stricto sensu relacionados ao tema, fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica e gestores de políticas. “O Observatório é mais uma entrega deste ministério para a nação brasileira. Entre as finalidades, consta produzir conhecimento científico sobre a família, além de sistematizar dados e informações sobre os vínculos familiares e as diversas problemáticas da vida social”, disse a ministra Damares Alves.

A iniciativa integra as ações da Campanha Acolha a Vida, lançada pela pasta no dia 12 de junho. Com foco na prevenção ao suicídio e automutilação, a iniciativa é voltada a todas faixas etárias, especialmente crianças, adolescentes e jovens.

Serão nove eixos temáticos: conciliação família-trabalho e projeção social e econômica; saúde, demografia e família; direitos humanos, sistema de proteção social e políticas familiares; a família no contexto da educação; desenvolvimento e fortalecimento de vínculos familiares e parentalidade contemporânea.

Além de temas relacionados a casamento e conjugalidade; mudanças do ciclo de vida familiar e relações intergeracionais; políticas de prevenção ao suicídio e autolesão provocada sem intenção suicida entre adolescentes e jovens; e o impacto da tecnologia nas relações familiares.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante