Início Política Especialistas pedem por política nacional de IA

Especialistas pedem por política nacional de IA

Tecnologia tem impacto em diversos setores da sociedade, e até mesmo da administração pública

-

Pesquisadores fizeram um apelo para elaboração de um política nacional voltada para a inteligência artificial, durante o Seminário Inteligência Artificial na Transformação Digital, que aconteceu ontem (21), em Brasília.

Tendo em vista o cenário de que vários países já adotaram estratégias nacionais sobre a matéria, os acadêmicos salientaram que o Brasil precisa caminhar junto nessa direção afim de desenvolver sua própria política interna.

O Executivo lançou, em 2018, diretrizes gerais para a transformação digital, porém ainda não há ações específicas para a pesquisa, desenvolvimento e uso de aplicações de inteligência artificial.

Diretora do Departamento de Telecomunicações do MCTIC, Miriam Wimmer, falou sobre a necessidade de elencar estrategicamente os potenciais impactos sociais e econômicos do uso de tecnologias de inteligência artificial para mitigar efeitos negativos.

Ainda durante o Seminário, foi explicitado a importância de fortalecer a pesquisa e o desenvolvimento sobre IA no âmbito das universidades e instituições de ensino, as quais são as maiores produtores de patentes em desenvolvimento tecnológico conforme ressalta Luís Lamb – secretário de Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e professor de ciência da computação da UFRGS.

com informações Agência Brasil

WhatsApp Receba as notícias do Relevante