Política Dirceu estava certo: hoje, mesmo sem estar na presidência,...

Dirceu estava certo: hoje, mesmo sem estar na presidência, o PT domina o Brasil

"Segundo levantamento da consultoria política Arko Advice, o PT é, em 2021, o partido com o maior número de lideranças no Legislativo", destaca Pedro Costa em novo artigo

-

- Advertisment -

Boto minha mão no fogo: tenho certeza que, se gosta de política, tem medo que o Brasil vire uma Venezuela e é preocupado com os rumos da nossa nação, voce já ouviu a seguinte frase do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, “tomar o poder é diferente de ganhar uma eleição”. Sinto-lhe informar, entretanto. Dirceu estava certo.

De acordo com a consultoria política Arko Advice, cujo trabalho é imparcial e competente, por meio do levantamento anual “Elite Parlamentar”, divulgado nesta quinta-feira (23) e que mede o nível de influência dos congressistas brasileiros na tomada de decisões do Brasil (leis, orçamentos, nomeações, entre outras), o Partido dos Trabalhadores (PT), pelo segundo ano consecutivo, é a sigla com o maior número de lideranças no Congresso Nacional em 2021, tendo 14 parlamentares.

O PT é seguido pelo Partido Social Democrático (PSD) e Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 13 cada e pelo Democratas (DEM) com 11 congressistas.

Certo, mas o que isso significa?

A metodologia da Elite Parlamentar baseia-se na conceituação e identificação das lideranças do Congresso durante o ano de 2021. Membros da elite parlamentar são, na visão da Arko, aqueles com grau variado de importância: negociam com o Executivo, representam setores da sociedade, operam na busca do consenso ou deixam sua marca no Congresso.

Imagine um parlamentar que consegue articular propostas, influenciar votações de projetos de Lei e costurar acordos políticos. Imaginou? Pois é, de acordo com o documento, o Partido dos Trabalhadores é a agremiação política com maior número de políticos com essa característica hoje no Congresso. Uma tremenda força (mesmo sem ocupar a presidência da República)!

Quem sabe, dessa forma, se algum desses 14 congressistas não atuou para a derrubada da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do voto impresso auditável e alguma outra matéria de interesse dos conservadores? Preocupante!

Congresso à direita

Longe de querer ser prepotente, mas, na minha opinião, a direita brasileira ainda não percebeu a relevância de deputados e senadores na tomada de decisões políticas. Focamos todas as nossas energias para permanecermos na presidencia da República, contudo, quase não fazemos força para formarmos uma base relevante de congressistas para os próximos quatro anos.

Para que tenhamos ideia, se favorável ao presidente, uma base forte de parlamentares consegue dar andamento a qualquer agenda. No entanto, caso contrária, tem o poder de travar quaisquer pautas. Durante o governo do presidente Jair Bolsonaro, por exemplo, grande parte das matérias conservadoras não foram aprovadas: homeschooling, porte de armas, liberdade de expressão nas redes sociais, entre outras.

Culpa do Bolsonaro? Não! Falta de articulação política? Não, até porque o governo conversou com o “centrão”. A questão é que temos um Congresso interessado em pautas próprias (muitas vezes esquerdistas) e liderado por petistas. Essa é a realidade.

José Dirceu, com isso, estava certo: tomar o poder é diferente de ganhar as eleições.

Abramos os olhos, conservadores…

Pedro Costa, também conhecido como Pedrinho, é estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Participou da fundação da CNN no Brasil e trabalhou na consultoria Arko Advice.
Contato: Instagram | Youtube

Pedro Costa
É também conhecido como Pedrinho, é estudante de jornalismo da Faculdade Cásper Líbero de São Paulo, e participou da fundação da CNN no Brasil, trabalhando por um ano na emissora.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear

O governo federal sancionou a lei que cria a Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN). O texto,...

Aziz adia para quarta-feira a leitura do relatório da CPI

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, senador Omar Aziz (PSD-AM), adiou em um...

Notícias sobre Off-Shore de Guedes para desestabilizar o Governo tem método

Numa das polêmicas da vez, usada pela oposição para desestabilizar o governo, é a tal da Off-Shore...

Sobre o Decálogo de Lênin, Marx e Absorventes

Desde que surgiu, contesta-se a autoria do que ficou conhecido como Decálogo de Lênin, lista de dez...
- Advertisement -

Justin Bieber, a Maconha e os Cristãos

Em 2021, parte do mundo gospel ficou estarrecido, quando Justin Bieber, que se dizia cristão convertido, anunciou...

Conversa entre Alcolumbre e funcionária fantasma só confirma a péssima qualidade de nossos congressistas

Todo o caso é muito simples. Em 2013, Davi Alcolumbre, que na época ainda era apenas um...

Você deve ler isso...

Governo sanciona lei que cria autoridade de segurança nuclear

O governo federal sancionou a lei que...

Aziz adia para quarta-feira a leitura do relatório da CPI

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp No WhatsApp