Deputado do PSL propõe que Rio de Janeiro volte a ser a capital do Brasil

“Federalizar o Rio é a melhor saída para superar o crônico problema de insegurança nacional”, afima Daniel Silveira

197
Reprodução/Câmara dos Deputados

O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) apresentou uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para devolver o status de capital federal à cidade do Rio de Janeiro/RJ. O deputado defende que a mudança amenizaria o isolamento dos políticos.

Silveira alega ser “inconteste que o Rio de Janeiro é mais capital que Brasília, pois encontram-se as bases de instituições federais e ministérios, o Rio detém a maior quantidade de servidores federais do país.”

Pela proposta, o Rio passaria a dividir status de Distrito Federal com Brasília, mas a sede do Congresso Nacional seria instalada em Niterói. “Capitais distantes da população reduzem a prestação de contas”, afirma o deputado.

A PEC foi divulgada ontem (29) e precisa da assinatura de 1/3 dos membros da Câmara dos Deputados – ou seja, 171 deputados – para ser protocolada e tramitar no plenário.

“Federalizar o Rio é a melhor saída para superar o crônico problema de insegurança nacional”, disse o parlamentar que reclama da dificuldade dos políticos locais em oferecer soluções nos setores de saúde, educação e segurança pública.

Com as alterações do texto, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro passaria a ser governador e, os vereadores, deputados distritais.