domingo, janeiro 17, 2021
Início Política Bolsonaro oficializa indicação de Jorge Oliveira para o TCU

Bolsonaro oficializa indicação de Jorge Oliveira para o TCU

O atual secretário-geral da Presidência passará pela sabatina no Senado e se aprovado irá suceder ministro José Múcio que se aposenta em dezembro

-

- Advertisement -

O presidente Jair Bolsonaro encaminhou, de forma oficial, a indicação do secretário-geral da Presidência da República, ministro Jorge Oliveira, para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O anúncio foi feito em uma publicação nas redes sociais ontem (7).

“Encaminhei mensagem para o Senado Federal indicando o major R/1 PMDF, atual Ministro da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, para exercer o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União”, postou Bolsonaro no Twitter.

Bolsonaro foi avisado pelo atual presidente do TCU, ministro José Múcio Monteiro, que ele irá se aposentar no dia 31 de dezembro deste ano, antecipando em 2 anos e 9 meses sua aposentadoria compulsória (com previsão para os 75 anos).

Para assumir uma vaga no TCU, Jorge Oliveira ainda precisará passar por uma sabatina, prevista para o próximo dia 20, e ser aprovado em plenário pelo Senado Federal. Oliveira é advogado e da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi nomeado ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência em junho do ano passado, no lugar do general Floriano Peixoto Neto.

O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional no acompanhamento da execução orçamentária e financeira do país, realizando auditorias e podendo aprovar ou rejeitar as contas públicas da União.

O colegiado é composto por nove ministros: seis são indicados pelo Congresso Nacional, um pelo presidente da República e dois são escolhidos entre auditores e membros do Ministério Público que atua junto ao tribunal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante