Início Política Bolsonaro compartilha vídeo de Russomano rebatendo Kataguiri sobre preço do arroz

Bolsonaro compartilha vídeo de Russomano rebatendo Kataguiri sobre preço do arroz

Candidato à prefeitura de São Paulo defende a apuração de eventuais práticas abusivas, que poderiam estar elevando o preço dos produtos

-

O presidente Jair Bolsonaro publicou neste sábado (19) vídeo do deputado federal Celso Russomano (Republicanos-SP) rebatendo Kim Kataguiri (DEM-SP) sobre o aumento do preço do arroz no Brasil.

Segundo Kataguiri, Bolsonaro teria a intenção de tabelar preços do alimento nos supermercados. O chefe do Executivo destaca que o vídeo é uma “aula de humildade e conhecimento” e que o governo nunca considerou aplicar o tabelamento.

No vídeo, Russomanno explica a requisição do governo de documentos para apurar eventuais práticas abusivas de empresas e indústrias, que poderiam estar elevando o preço do arroz e de outros produtos da alimentação básica dos brasileiros. Ele nega que o governo queira tabelar preços, mas afirma que não é possível aceitar uma economia totalmente livre durante uma situação de pandemia.

“Cada uma das práticas abusivas do mercado, do varejo, impostas à indústria, que impõe suas práticas também ao produtor, vai encarecendo o produto. Em vários estabelecimentos comerciais o valor de face da nota não é o que pago à indústria, há uma diferença de 15% a 20%. Sabe como soubemos disso? Fiscalizando o mercado junto com os Procons. Sabe quem paga essa conta Kim, o público”, declarou.

Secretaria Nacional do Consumidor

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), ligada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, solicitou esclarecimentos aos supermercados e representantes de produtores de alimentos da cesta básica referente ao aumento no preço dos produtos.

Houve a autorização do presidente Bolsonaro ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, para a abertura de uma investigação sobre sobre a ampliação dos valores do arroz. Além da união dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Economia para debater medidas para mitigar o “aumento exponencial” dos valores e avaliar alternativas para estimular a competitividade de produtores e comerciantes.

Candidatura à Prefeitura de São Paulo

O deputado federal Celso Russomanno (Republicanos) é candidato à prefeitura de São Paulo. Segundo pesquisa Ibope de intenção de votos, ele aparece com 24% de aprovação. Seguindo do atual prefeito, Bruno Covas com 18% das intenções.

Ambos estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. Guilherme Boulos (PSOL) e Márcio França (PSB) aparecem em seguida com uma boa margem de distanciamento, 8% e 6% respectivamente. Joice Hasselmann (PSL) conquistou apenas 2% da preferência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante