Início Política Aprovação de Bolsonaro bate novo recorde e chega a 39%

Aprovação de Bolsonaro bate novo recorde e chega a 39%

Segundo levantamento da XP/Ipespe, presidente supera reprovação após 16 meses

-

A aprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro bateu novo recorde, segundo o levantamento da XP/Ipespe de setembro. Cerca de 39% dos entrevistados avaliam o governo como ótimo ou bom. Pela primeira vez em 16 meses, o presidente superou numericamente sua reprovação, registrada em 36% de avaliações como ruim ou péssimo.

É a quinta pesquisa consecutiva para monitorar o crescimento da popularidade do governo. Foram realizadas 1.000 entrevistas entre os dias 8 e 11 de setembro e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais.

Para o analista de política da XP, Victor Scalet, o recorde é consequência da soma de fatores políticos e econômicos. Considerando a pandemia de coronavírus no país, a pesquisa aponta que 60% das pessoas, em setembro acreditam que o pior já passou, contra os 52% em agosto.

“Por um lado, percebemos que a popularidade do presidente está aumentando na faixa populacional que recebe até dois salários mínimos, um efeito direto do auxílio emergencial. Por outro lado, temos a visão da população com relação à própria dinâmica da pandemia do novo coronavírus”, afirma Victor.

A avaliação positiva frente às políticas do governo Bolsonaro para combate ao coronavírus subiu de 24% para 28%. Porém, à parcela da população que considera a atuação de Bolsonaro como ruim ou péssima, de 49%.

Ainda assim, o analista ressalta que o aumento da popularidade do presidente também está relacionada a sua mudança do comportamento político. “A aprovação aumentou desde que ele começou a conversar mais com a política, se aliou a blocos mais moderados. Em meio a todo o contexto, a moderação política pode ter contribuído”, supõe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante