Nos últimos anos, o Distrito Federal tem se posicionado como um polo de tecnologia e do crescimento de empresas e startups. E para celebrar os 10 anos do surgimento do ecossistema de startups na região, no último dia 15 aconteceu o Startup Brasília Awards, uma noite de premiações e reconhecimento dos principais atores durante essa década de atuação.
Dentre empreendedores, influenciadores, startupeiros, personalidades públicas e políticas, e universidades, o evento contou com entrega de prêmios nas mais diversas categorias. Confira as categorias e seus vencedores:
Startup do ano: A Startup que mais se destacou no ano de 2022 em diferentes fases, sendo referência na inovação, tecnologia e soluções criativas.
- Scale Up: Vamos Parcelar
- Traction: Moeda Seed
- Validation: Vem Money
- Early Stage: Escrita com Ciência
– Mentor do ano: O mentor do ano é aquele que, de forma honrosa, compartilhou suas experiências e atuou com um grande norte para aqueles que buscavam conhecimento.
Vencedor: João Carlos Godoy
– Investidor do ano: O investidor do ano é aquele que mais acreditou e colaborou com o crescimento e o sonho de muitas startups, enxergando potencial e capacidade onde muitos não conseguiram ver.
Vencedor: André Froes – Cotidiano Aceleradora
– Promotor de políticas públicas do ano: O promotor que mais se destacou durante o ano, lutando bravamente por acessos e facilidades para o crescimento das startups.
Vencedor: Deputada Distrital Júlia Lucy
– Evento do ano: Aquele evento que trouxe grande impacto na região, possibilitando networking, investimentos e elevando empreendedores a um novo nível.
Vencedor: Innova Summit
– Prestador de Serviços do ano: Essa categoria faz jus ao trabalho árduo e dedicado de um prestador de serviços, que muitas vezes trabalha nos bastidores, para que uma startup possa brilhar.
– Desenvolvimento de Software: QTC.One
– Design: QTC.One
– Contabilidade: Facilite Contabilidade
– Jurídico: Saulo Michiles
– Líder de Ecossistema do ano: O líder de ecossistema do ano é aquele que, assumindo a posição de liderança de forma voluntária, cooperou ao máximo e gerou crescimento entre startups.
Vencedora: Erika Gadelha
– Universidade Startup Friendly: A universidade que mais trabalhou juntamente com o ecossistema para permitir o crescimento de empresas e startups.
Vencedora: Universidade de Brasília (UnB)
– Melhor Programa Educacional de Empreendedorismo e Startups do Ano: Aquele programa que possibilitou o acesso da sociedade ao empreendedorismo, despertando uma mente empreendedora e criativa.
Vencedor: Propulsão
– Empreendedora Destaque 2022: A empreendedora no ano, que dentre mulheres surpreendentes e competentes, mais se destacou pelo seu profissionalismo e atuação.
Vencedora: Taynaah Reis
O evento integrou parte das ações que vêm sendo promovidas amplamente pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação do Distrito Federal (FAPDF) em parceria com a Brasil Startups. Em se tratando do Brasília Startups Awards a FAPDF garantiu o patrocínio visando um maior estímulo ao ecossistema de inovação do Distrito Federal, em consonância com ações previamente realizadas pela mesma como o I Prêmio da FAPDF.
Além disso, a Fundação lançou em novembro o primeiro volume do periódico anual Diálogo Científico FAPDF – uma publicação com as 50 melhores pesquisas fomentadas pela fundação ao longo de 2021 que visa difundir e reconhecer a pesquisa brasiliense, além de aproximar a ciência da sociedade.