Mulher Wendy produz homem Peter Pan, garotos de 40 anos e 90 kg que se recusam a crescer.
O complexo de Wendy é caracterizado pela necessidade constante de cuidar, atender e satisfazer o desejo do outro. Mais comum em mulheres, o nome da síndrome é inspirado na jovem Wendy, fiel amiga de Peter Pan, que se encarrega de cuidar e assumir todas as responsabilidades da vida adulta que Peter Pan se recusa a aceitar, embotando assim sua masculinidade e maturidade.
Mulheres com necessidade absoluta de satisfazer o outro, principalmente o companheiro e os filhos, criam homens atrofiados em suas virtudes, homens sem iniciativa, sem liderança, sem independência. Homens que encontraram na imaturidade ou na dependência emocional um lugar confortável.
Elas acreditam que, sem a sua ajuda, as pessoas (filhos e marido) são incapazes de realizar tarefas tão bem quanto ela.
Ela acredita que é imprescindível. Nem sequer pensará em pedir ajuda porque acha que se o fizer será menos merecedora do amor da família. Ela é o salvador dos seus.
São mulheres prisioneiras do medo da rejeição e do abandono, com forte tendência ao auto-sacrifício para que o outro não tenha esforço ou não se chateie. O complexo de Wendy é característico em mulheres “superprotetoras”.
Atitudes como “deixa que eu faço pra você” ou “Não sei o que vocês fariam sem mim” é um discurso típico da super mulher.
Elas exercem na relação amorosa uma figura maternal, ao invés da figura de esposa, favorecendo assim, a imaturidade masculina, ou a conhecida síndrome de Peter Pan.
Sempre está disposta a fazer o que quer que seja, contanto que receba demonstrações de amor e gratidão. Mesmo que pareça feliz, no fundo ela se sente sempre triste e insatisfeita.

Juliana Ferron, Escritora, Palestrante, líder do Farol na Família Ministério de Sexualidade, Graduada em Marketing, Teologia Ministerial e Psicanálise, Pós graduada em Teoria Psicanalítica, Graduanda em Psicologia. Autora do livro Cansei de ser gay e co-autora de Jesus sou Gay e agora?
Contato: Youtube | Instagram | Linktr.ee