Início Meio Ambiente 'Essa história de que Amazônia pertence à humanidade é bobagem', diz Salles

‘Essa história de que Amazônia pertence à humanidade é bobagem’, diz Salles

Ministro do Meio Ambiente esclarece “Amazônia não é pulmão do mundo” e defende soberania brasileira sobre a região

-

Em entrevista, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, defendeu a soberania brasileira sobre a região amazônica e afirmou que “essa história de que a Amazônia pertence à humanidade é bobagem.”

Após ser questionado sobre uma suposta proposta de ambientalistas para “congelar” a região como uma espécie de “pulmão planetário” por ser um “patrimônio da humanidade”, Salles disse:

“A Amazônia é um patrimônio brasileiro. Essa história de que pertence à humanidade é uma bobagem. Nós temos soberania sobre a Amazônia. Somos nós que temos de escolher um modelo, que tem de ser viável economicamente, de proteção da nossa floresta.”

E acrescentou:

“A Amazônia não é pulmão do mundo. Isso já foi dito e reconhecido. A Amazônia tem o seu ciclo fechado. Ela emite o que ela mesma consome. Agora, ela tem um papel importante de regulação hidrológica, das chuvas, a história dos “rios voadores” que irrigam a agricultura no resto do Brasil. Tudo isso é verdade. Então, ela tem uma função importante para a questão climática aqui no Brasil,” defendeu o ministro.

Ricardo Salles declarou que em breve irá a Europa para esclarecer pessoalmente sobre a situação da região amazônica perante o governo internacional e se manifestou sobre as declarações do presidente francês Emmanuel Macron.

“O presidente Macron está querendo tirar dividendos políticos da situação, sobretudo no momento em que suas próprias políticas ambientais não estão sendo bem-sucedidas, em especial no que se refere ao não cumprimento das metas de redução das emissões de carbono previstas no Acordo de Paris,” disse.

com informações Exame*

WhatsApp Receba as notícias do Relevante