Início Internacional Veículos a gasolina e diesel serão proibidos em Amsterdã a partir de...

Veículos a gasolina e diesel serão proibidos em Amsterdã a partir de 2030

Para incentivar a troca de carros, a cidade planeja conceder subsídios e permissões de estacionamento aos cidadãos.

-

O Conselho Municipal de Amsterdã, na Holanda, comunicou que a partir de 2030 os carros e motos movidos a gasolina e diesel serão totalmente proibidos. A medida terá início em 2020 com a retirada de veículos a diesel com mais de 15 anos. As autoridades locais afirmam que essa ação visa impulsionar a despoluição do ar na cidade.

Apesar do país ser reconhecido pelo uso generalizado de bicicletas, o nível de poluição do ar ainda está acima do nível permitido pelas normas europeias em muitas regiões. “A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse Sharon Dijksma, conselheira de trânsito local.

Após alerta do Ministério da Saúde da Holanda sobre os atuais níveis de dióxido de nitrogênio e de material particulado, o governo de Amsterdã decidiu substituir os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio. Segundo o Ministério, as doenças respiratórias e a exposição crônica à poluição pode reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.

com informação G1

WhatsApp Receba as notícias do Relevante