O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz 2021 pelo parlamentar Christian Tybring-Gjedde, da Noruega. A indicação foi devido a atuação de Trump para intermediar um acordo de paz histórico entre Israel e os Emirados Árabes Unidos em agosto.
“Essa é uma região muito, muito importante do mundo. Ele tem feito mais tentativas para criar a paz entre as nações do que a maioria dos outros indicados ao prêmio”, afirmou Christian à Fox News, ontem (9).
Entre outras justificativas para a nomeação estão a determinação de Trump para a retirada de tropas do Oriente Médio e a mediação de conflitos internacionais, como nas disputas entre Índia e Paquistão pela Caxemira e entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Pelo Twitter, rede de comunicação oficial do presidente, Trump agradeceu a indicação.
Desde 1901, o Prêmio Nobel é concedido anualmente às personalidades que atuaram significativamente pela bem e pela promoção da paz entre as nações. As indicações devem ser enviadas ao Comitê do Nobel da Noruega antes do dia 31 de janeiro, mas a lista com os nomes, há mais de 50 anos é sigilosa.
Em outubro será anunciado o vencedor do prêmio de 2020. Cerca de 318 candidatos participam. O laureado receberá seu reconhecimento durante a cerimônia em 10 de dezembro, em Oslo, na Noruega.
A premiação inclui uma medalha, um diploma e um documento confirmando o valor da recompensa em dinheiro – que varia em torno de 10 milhões de coroas suecas (mais de 6,9 milhões de reais).