Início Internacional Joe Biden ameaça penalizar o Brasil por queimadas na Amazônia

Joe Biden ameaça penalizar o Brasil por queimadas na Amazônia

Candidatos à presidência dos EUA também discutiram sobre protestos antirracistas e a integridade do próprio sistema de votação eleitoral

-

Os candidatos à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump e Joe Biden, se encontraram durante debate ontem (29). O representante do Partido Democrata citou o Brasil durante o tópico sobre as mudanças climáticas e ameaçou penalizar o governo Bolsonaro pelas queimadas na Amazônia.

Biden afirmou que, caso eleito, fará uma coalizão internacional para transferir US$ 20 bilhões ao governo Bolsonaro para a preservação da Amazônia. “Eu reuniria vários países, levantaria 20 bilhões de dólares, e diria: ‘Aqui estão 20 bilhões de dólares, parem de desmatar a floresta’”, disse.

Entretanto, a atitude aparentemente solidária veio seguida de uma ameaça e causou grande repercussão. “E, se não pararem [com as queimadas], terão consequências econômicas [sanções]”, completou Biden.

Nas redes sociais, o assessor especial do presidente Jair Bolsonaro para Assuntos Internacionais, Filipe Martins, comentou a fala de Joe Biden. “Nenhum dinheiro do mundo pode comprar nossa liberdade e nossa soberania. Boa noite a todos!”, escreveu no twitter.

Por sua vez, candidato a reeleição, Trump não mencionou os incêndios no Brasil e focou seu discurso em destacar o progresso dos Estados Unidos em relação à redução da emissão de carbono. Segundo o republicano, os níveis atuais são os mais baixos da história.

Entre os temas do debate estiveram questões relacionadas à pandemia de coronavírus; aos protestos antirracistas e a integridade do próprio sistema de votação eleitoral norte-americano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante