Início Internacional Israel oferece ajuda humanitária ao Líbano após explosão

Israel oferece ajuda humanitária ao Líbano após explosão

Líderes mundiais lamentaram o incidente por meio das redes sociais

-

Líderes mundiais ofereceram apoio ao Líbano após explosões em sua capital, Beirute, inclusive o governo de Israel, apesar de não manter relações diplomáticos com o país em função de conflitos políticos e econômicos. O desastre atingiu silos, prédios, veículos e destruiu tudo em seu caminho por quilômetros.

Embora Israel e Líbano estejam oficialmente em guerra, as Forças de Defesa de Israel disseram que “este é o momento de transcender o conflito”. “Compartilhamos a dor do povo libanês e sinceramente tentamos oferecer nossa ajuda neste momento difícil”, acrescentou o presidente de Israel, Reuven Rivlin.

O governo brasileiro e outros países lamentaram as explosões que deixaram pelo menos 100 mortos e mais de 4 mil feridos, de acordo com o ministro da saúde Hamad Hassan. Alemanha, França, EUA, Rússia prometem enviar ajuda ao país.

O presidente Jair Bolsonaro disse estar “profundamente triste com as cenas da explosão em Beirute”. “O Brasil abriga a maior comunidade de libaneses do mundo e, deste modo, sentimos essa tragédia como se fosse em nosso território. Manifesto minha solidariedade às famílias das vítimas fatais e aos feridos”, escreveu pelo Twitter.

As causas das explosões ainda não foram determinadas, porém o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump especulou que seja um suposto ataque terrorista.

“Encontrei alguns de nossos grandes generais e eles parecem achar que sim… Este não foi algum tipo de explosão de fabricação. Eles parecem acreditar que foi um ataque. Foi algum tipo de bomba, sim.”, disse Trump.

O primeiro-ministro do Líbano disse na terça-feira que os responsáveis ​​pela explosão “pagarão o preço”. O Líbano abriga o grupo xiita Hezbollah, apoiado pelo Irã, contra o qual Israel travou uma guerra sangrenta em 2006, mas o grupo terrorista nega envolvimento.

FONTEDW
WhatsApp Receba as notícias do Relevante