Início Internacional EUA passam a solicitar informações sobre redes sociais em pedidos de visto

EUA passam a solicitar informações sobre redes sociais em pedidos de visto

Segundo o Departamento de Estado, a medida faz parte de um novo mecanismo de segurança

-

O governo dos Estados Unidos anunciou que vai passar a exigir informações sobre as redes sociais de candidatos ao visto americano. Segundo o Departamento de Estado do país, a medida faz parte de um mecanismo de segurança.

A nova regra vale para os vistos de turismo, estudo e também de trabalho. Os candidatos passam a informar os perfis de redes sociais utilizados nos últimos cinco anos.

“A segurança nacional é a nossa principal prioridade ao julgar pedidos de visto, e todo potencial viajante e imigrante passa por uma extensa triagem de segurança ”, disse o departamento. “Estamos trabalhando constantemente para encontrar mecanismos que melhorem nossos processos de triagem para proteger os cidadãos dos EUA, ao mesmo tempo em que apoiamos viagens legítimas para o país”.

A solicitação das informações foi rebatida pela União Americana pelas Liberdades Civis. “A regra vai infringir os direitos dos imigrantes e dos cidadãos dos EUA ao restringir a liberdade de expressão e associação, particularmente porque as pessoas agora terão que se perguntar se o que eles dizem online será mal interpretado ou mal compreendido por um funcionário do governo”.

FONTEG1
WhatsApp Receba as notícias do Relevante