Início Inovação Ex-catador de latinhas aprovado em Harvard apresenta projeto na África

Ex-catador de latinhas aprovado em Harvard apresenta projeto na África

Ciswal Santos, de Juazeiro do Norte, está levando energia elétrica sustentável para aldeia em Moçambique

-

O professor cearense Ciswal Santos, 31 anos, ficou conhecido após ser aprovado para estudar na Universidade de Harvard (EUA), em 2018. Ex-catador de latinha de Juazeiro do Norte, Ciswal foi para Moçambique, na África, implementar um projeto de geração de energia elétrica sustentável em uma aldeia do país.

O projeto que foi criado para implementação no Nordeste, mas não saiu do papel, consiste em utilizar placas solares para captação de água em poços artesianos, e para o acesso à internet, disponibilizada via satélite.

Com o convite, no ano passado, para agir no continente africano, Ciswal foi nomeado embaixador de Direitos Humanos da Noble Order for Human Excellence (NOHE), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU) presente em 17 países. Outros países africanos como Zimbábue, Congo e Madagascar também se interessaram pela iniciativa do brasileiro.

O professor só lamenta não ter tido a oportunidade de implementar seu projeto no Brasil. “O meu projeto não gera dinheiro para ricos, favorece a população. Não é corrupto. Não é comercial, por isso não fui aceito. Aqui (na África) foi abraçado e recebi muitos convites”, conta.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante