Drones transportam desfibrilador e ajudam a atender emergências

O equipamento utilizado na Suécia pode atender a emergências em tempo médio de 5min 21s.

Para uso militar, para produção de conteúdo audiovisual ou para entretenimento, entre outras soluções – os drones chegaram com tudo no mercado apresentando grande versatilidade. Os robôs voadores apresentam muitas utilidades e, a de salvar vidas, é uma delas.

Um drone criado pela Swedish Transportation Agency foi desenvolvido com capacidade para transportar um desfibrilador externo automático (DEA) de 763 g(1,6 lb).

Ele fica alojado em um posto de bombeiros ao norte de Estocolmo, na Suécia. Com velocidade máxima de 75 km/h e peso de 5,7 kg, no ano de 2016 ele atendeu a 18 chamadas de emergência num período de 72 horas, informa o portal The Guardian.

De acordo com um teste realizado, e publicado no Jornal da Associação Médica Americana (Jama), em uma distância média de 3,2 km, o drone salva-vidas transportou desfibrilador em tempo médio de 5min 21s, o que levaria 22min em comparação a outros meios de transporte de emergência convencionais. A pesquisa também constatou que o robô voador pode reduzir os tempos de resposta de atendimento em áreas rurais.

com informações The Guardian/Jama*

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here