Espiritualidade Harmonia Entre a Mente, a Igreja e as Reuniões...

Harmonia Entre a Mente, a Igreja e as Reuniões de Avivamento

João Carvalho: Onde quer que um grupo de pessoas reunidas num só pensamento, num só espírito e em perfeita harmonia uma com as outras, tais mentes desse grupo tornam-se supridas e vivificadas por uma evidente energia mental e espiritual que, para nós cristãos, é o que chamamos de Espírito de Deus ou a presença do Espírito Santo

-

- Advertisment -

As reuniões de avivamento oferecem uma ótima oportunidade para se ter uma química mental. Nos EUA essas reuniões são chamadas de “revivalist”, ou seja, revivalistas. Nessas reuniões o evangelista dirige-se com grande ardor espiritual para as multidões que são atraídas com a intenção de despertar interesse nas pessoas indiferentes e avivar a fé nos cristãos negligentes ou mais adormecidos emocionalmente. Assim que o evangelista ou “avivalista” desperta nas pessoas a fé e sua emoção, já não há mais dificuldades de se estabelecer harmonia no culto. O próprio ambiente se torna mais preenchido por uma influência positiva, leve e agradável que transforma por completo toda a química mental de todos que ali estão reunidos.

Onde quer que um grupo de pessoas reunidas num só pensamento, num só espírito e em perfeita harmonia uma com as outras, tais mentes desse grupo tornam-se supridas e vivificadas por uma evidente energia mental e espiritual que, para nós cristãos, é o que chamamos de Espírito de Deus ou a presença do Espírito Santo.

O cérebro humano juntamente com o sistema nervoso, funcionam como se fossem uma “máquina” mental e física, respectivamente. Quando esse mecanismo é controlado de forma adequada, podemos realizar grandes feitos em nossas vidas e na vida de diversas pessoas ao nosso redor. Porém, o contrário também é verdadeiro. Quando não há controle algum podemos desencadear atitudes terríveis dignas de se ver em um manicômio.

A nossa mente está constantemente conectada ao fluxo de energia espiritual que nos torna poderosos para pensar tanto para bem como para o mal (Gênesis 2:9 / 2:16-17 / 3:1-24). Para nós cristãos há apenas uma fonte: DEUS. E para todos os outros não cristãos podem existir diversas formas de “energização” ou diversas formas de se obter conhecimento.

Lembremo-nos de Lúcifer quando, no momento em que ele decidiu rebelar-se contra seu criador, tentou tornar-se o seu absoluto inverso. Ou seja, tornou-se o ser que tem, dentro de seus limites, as possibilidades de agir, na Terra, perante e sobre o homem, de forma absolutamente invertida da forma de agir de Deus.

Então, da mesma forma que Deus é a fonte inesgotável e infinita de energia e vida, tem-se no “mundo de Satanás”, as tentativas incessantes de “prover” aos seus adeptos dessa mesma energia que o compõe. Só que, a energia desse último é o relativo antagônico da energia do seu criador. Da mesma forma que o alimento serve para nos fortalecer, o que lemos, assistimos, aprendemos, ouvimos, com quem conversamos, onde frequentamos também servem como fontes de “alimentação” de nossas mentes/almas e como formação de nosso caráter e personalidade.

A nossa mente juntamente com nossos pensamentos, podem sofrer contaminações de diversas formas, por diversas pessoas e em diversos lugares. E isso pode causar perturbações e transtornos emocionais, mentais e espirituais que, certamente, refletirão em dificuldades financeiras, amorosas, familiares, saúde, trabalho dentre outras. Brigas, constrangimentos, aborrecimentos, emoções negativas, medos, enfim, interferem no nosso modo de pensar e no conteúdo dos nossos pensamentos.

Um ambiente negativo ou de contrariedades constantes como ocorre em diversas famílias e empresas, onde determinados membros sempre estão perturbando, murmurando, reclamando, brigando, discutindo negativamente, fofocando, amaldiçoando e etc. Tudo isso interferirá, inevitavelmente, na sua química mental de forma tal, que você poderá perder a ambição por uma vida melhor e, paulatinamente, com o tempo afundará em apatia, indiferença e depressão.

No momento que nossas mentes começam a ser atacadas por essas situações negativas, somos direcionados para um estado caótico de desordem psicoemocional e, consequentemente, nosso poder entra em decadência.

A natureza de nosso planeta opera em harmonia, nosso sistema solar executa seus movimentos em harmonia absoluta, nossa galáxia idem. O Universo inteiro é harmonioso. Tudo isso ocorre porque Deus é a fonte da harmonia absoluta.

Mas o que é harmonia?

Paulo diz assim em Efésios 4:32:

“Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutualmente, assim como Deus os perdoou em Cristo.”

Harmonia vem do grego que significa concordância ou consonância.

Há também outros sinônimos para essa palavra que são: equilíbrio, ordem, acordo, concórdia, entendimento e conciliação. Filosoficamente, Leibniz[1] descreveu a harmonia como parte de sua metafísica, a qual indica uma concordância pré-determinada, ou seja, que foi criada por Deus desde o princípio, antes mesmo de existir o próprio mundo e o ser humano.

Um objeto harmônico é algo que está disposto de forma equilibrada e justa entre as partes de um todo. Dessa forma, a harmonia é o resultado de um sentido de paz entre pessoas ou é a concordância de opiniões, pensamentos e sentimentos entre os seres humanos. Sem harmonia entre as mentes e corações das pessoas, não haverá química mental suficiente.

Esta é uma das maiores missões de nossos cérebros, a de coordenar harmoniosamente as forças mentais em prol de um objetivo determinado. Empresários, pastores e políticos têm muitas dificuldades em organizar, coordenar e dirigir grupos de pessoas em seus respectivos locais de trabalho.

Todo líder que queira ter sucesso nisso deverá desenvolver uma grande capacidade de absorver os fatos com resiliência na administração de grandes grupos. Todo líder, assim como todo General, por exemplo, muda a estratégia, muda sua mente quando as circunstâncias exigem que assim o faça.

As circunstâncias mudam, os ambientes mudam, as pessoas mudam, logo, todo líder tem que estar apto à mudar sua mente e se adaptar rapidamente ás novas exigências. E tudo isso deve ocorrer sem que haja abalos emocionais, caso contrário, perderá também a harmonia em si mesmo.

Possuir controle de si mesmo, controle de suas emoções, controle mental e intelectual sempre será sinônimo de poder, e sem esse poder nenhum líder irá longe.

Brasil, acorde!!!

O Relevante News valoriza a liberdade de expressãoA opinião do colunista é autônoma e de responsabilidade do respectivo comunicador, que é livre para expressá-la sem qualquer interferência. A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião do Relevante News.

João Carvalho (Colunista) – Economista pós graduado em gestão empresarial pelo CEFET-RJ e Jornalista (0013491/DF)
Contato: joaoctc2007@gmail.com
Instagram: joaoctcarvalho

João Carvalho
Economista pós graduado em gestão empresarial pelo CEFET-RJ

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

De Onde Vem o Poder?

Há no Brasil um erro de pensamento de achar que tudo o que ocorre na política não...

O Servidor Covarde

O Mossad, no ano de 1960, capturou o servidor público alemão Adolf Eichmann na Argentina. Brevemente, quem...

O movimento é maior que Bolsonaro

Com Bolsonaro fazendo seu último discurso e saindo do Brasil, muitos que “se diziam” conservadores e guerreiros...

Clístenes e a Democracia: Onde Bolsonaro entra nessa história?

Em artigo anterior, “Bolsonaro Despertou Sentimentos de Patriotismo, Grandeza e Amor à Pátria”, vimos a vitória do povo...
- Advertisement -

O fim de uma batalha não determina o fim da guerra

Eu não perco a esperança pois o movimento é MAIOR que Bolsonaro. O povo,...

Noite de premiação marca o ecossistema de startups de Brasília e região

Nos últimos anos, o Distrito Federal tem se posicionado como um polo de tecnologia e do crescimento...

Você deve ler isso...

De Onde Vem o Poder?

Há no Brasil um erro de pensamento...

O Servidor Covarde

O Mossad, no ano de 1960, capturou...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp Receba o nosso CONTEÚDO no WhatsApp