Espiritualidade A Reforma continua

A Reforma continua

"Diferente do que muitos pensam Lutero não iniciou a Reforma. Sim, ontem (31) foi um dia marcante e comemoramos 504 anos da Reforma Protestante, mas a primeira Reforma começou com o próprio Deus", revela Vinnie Vieira em artigo

-

- Advertisment -

Analisando o contexto de reforma, levando em consideração as Reforma que a palavra Reforma vem do latim “reformareque dá o sentido de “dar a forma primeira a”, ou seja, uma mudança introduzida em algo para fins de aprimoramento e obtenção de melhores resultados; ato ou efeito de reformar, de atribuir uma forma melhor, de corrigir; nova organização, nova forma; tornar algo novo; fazer uma renovação; remodelação percebemos que pela etimologia da palavra e definições isso acontece em toda a narrativa bíblica.

Desde a queda do homem no Éden que gerou a deformação e desorganização na criação observa-se a necessidade de corrigir, reorganizar, remodelar.o mundo sob efeitos do pecado precisava de uma ação por parte daqueles que deveriam pra dominar e passaram para aquele que resolveram obedecer. A partir de então Deus constantemente tem levantado homens como cooperadores na restauração e alinhamento da Terra com o Céu. No livro de Gênesis Ele levanta homens como o Pai da Fé, Abraão, que não por acaso surge na narrativa bíblica após a Torre de Babel e a sequência da missão continua em sua descendência. O povo gerado a partir desse homem se multiplica, mas se encontra cativo e um lugar que não era seu, então Ele levanta Moíses para ser instrumento de libertação e conduzir o povo a terra prometida a continuidade da conquista avança com Josué, posteriormente aqueles que deveriam fazer a diferença começam a se moldar ao povos com a simples cultura da terra sendo levados ao exílio (toda semelhança do crentes comemorando Halloween e nos bloquinhos de carnaval é mera coincidência) a verdade é que Deus sempre levanta homens inconformados para levar o seu povo de volta à sua vontade. Nisso surgem figuras inconformadas com a realidade, Neemias e Esdras, que reconstroem os muros e a cidade.

O que falar de Jesus que frustra as expectativas dos religiosos e dos judeus, que esperavam a derrocada do domínio Romano, ascensão de uma nação sobre outras nações sob um governo messiânico que elevaria a nação de Israel sobre as demais e elevaria a religião dos Hebreus quando na verdade Jesus assumiu o governo de todo cosmos, manifestando um novo mundo e, consequentemente, uma nova criação pela cruz e ressureição iniciando uma reforma no presente tendo como modelo a era porvir retomando a domínio perdido no Éden.

Então os pré-reformadores como João Wycliff, João Huss, Jerônimo Savonarola e reformadores como Martinho Lutero, Ulrico Zuínglio, João Calvino, Martin Bucer, puritanos ,quakers deram a sequência no que foi arquitetado pelo próprio Deus. Lendo cada um deles fica claro que não se viam como ponto final da construção, mas como cooperadores no propósito de Deus que tinham parte de algo que deveria ser continuado em nós.

Então no dia 31 de outubro dia em que celebramos 504 anos da Reforma Protestante a oração é para que muitos mais venham entender que a reforma continua em nós e através de nós!

Vinnie Vieira – O improvável, filho amado do Aba, marido, pai, professor de História e pastor na igreja Comunidade das Nações – Brasília, no RLV🚀 (ministérios a serviço de adolescentes e jovens)
Contato: Instagram | Youtube | Facebook

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

Presidente diz que Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26) que o Brasil e o mundo não aguentam um...

Luiz Fux afirma que fim da PEC da Bengala “viola harmonia entre os Poderes”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pressupõe que a Proposta de Emenda à Constituição...

Vocação Feminina e a Relativização Moderna, F.E.M.I.N.I.S.M.O

Feminismo - como toda filosofia – surge de uma premissa simples, sobre um fundamento histórico/sociológico, assume uma...

China promete contra-ataque após novas sanções dos Estados Unidos

Durou pouco a aparência de polidez entre os Estados Unidos (EUA) e a China, ensaiada na...
- Advertisement -

A sombra de Stalin

O cinema foi usado na história como uma arma de propaganda política. Vladimir Lênin disse que “de...

A escravidão acabou?

Sim, acabou. Nos países ocidentais, onde muito se fala que há um “racismo estrutural”, não há mais...

Você deve ler isso...

Presidente diz que Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje...

Luiz Fux afirma que fim da PEC da Bengala “viola harmonia entre os Poderes”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp No WhatsApp