“Um objetivo na vida é a única fortuna valiosa que se encontra; não se deve procurá-lo em terras estranhas, mas dentro do coração.”
Robert Louis Stevenson
Todos devemos estimular nossos pensamentos que fluirão para o nosso espírito toda sorte de criatividade e visão daquilo que está em nosso coração.
A palavra de Deus, por exemplo, é um gigante estimulante mental e espiritual para nossas vidas. A boa filosofia (A filosofia clássica), grandes obras literárias que perfazem a alta cultura, a boa música que nos eleva a um estado mais sublime do ser, são fontes que podem (certamente poderão) servir de estímulo para a alma humana.
Infelizmente o Brasil e a maioria das pessoas desperdiçam seu tempo com pensamentos e sentimentos vãos, ideias absurdas e sem propósitos ou objetivos. Você pode organizar suas forças mentais tanto para bênçãos como para devaneios inúteis.
Deus, através de seu Profeta Jeremias, diz assim no Capítulo 29 verso 11:
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”.
Os propósitos são importantíssimos e nos servirão como balizadores ao longo da caminhada rumo ao sucesso. Todas as pessoas deveriam, a meu ver, se empenhar nos “exercícios” que Paulo nos ensinou em Filipenses Capítulo 4 versos 8-9:
“Concluindo, caros irmãos, absolutamente tudo o que for verdadeiro, tudo o que for honesto, tudo o que for justo, tudo que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, nisso pensai. Tudo o que aprendestes, recebestes, ouvistes e vistes em mim, isso praticai; e o Deus de paz estará convosco“.
Para obtermos algum sucesso em nossa própria vida, um espírito bem organizado e alinhado à mente de Cristo será alerta, vivo, cheio de energia, e saberá tirar o melhor proveito ao olhar para diversas direções e assuntos estimulando sua mente ao máximo.
A mente humana necessita de educação por meio de uma variedade de estímulos espirituais, intelectuais, artísticos que servirão de inspiração aos seus pensamentos e aos seus sentimentos. Busque conhecimento sempre e a toda hora que você puder, mas sem se esquecer de cultivar dentro de si a humildade.
Buscar com diligência o conhecimento, mas tendo dentro de si a clara noção de que você não passa de um pobre mortal, miserável, digno de compaixão, pobre, cego e que está nu![2]
Quem sabe dessa forma poderemos ter homens com verdadeiro conhecimento liderando nosso país, nossas empresas, nossa política e nossa economia. Não nos autossabotemos mais dessa forma! Pois, a soberba precede a ruína e o espírito arrogante vem antes da queda.[3]
Já repararam como são arrogantes aqueles que governam o Brasil? É inacreditável como estão atolados numa empáfia simplesmente absurda! Não é à toa que nosso país vem de tempos em tempos caindo e se levantando para depois cair de novo, de novo e de novo…
Na verdade, ninguém pode se autodeclarar dominador absoluto sobre qualquer assunto, de modo a se considerar a última palavra nele.
Provérbios 26:12 diz assim com relação a esses presunçosos cheios de conhecimentos:
“Você conhece quem se julga sábio? Há mais esperança para o insensato do que para ele”.
Resumindo.
Nenhum de nós sabe absolutamente tudo. Levando em conta a nossa natureza e o nosso ser, jamais alcançaremos a onisciência, pois isso é um atributo específico do próprio Deus vivo. Poderemos, apenas, continuar aprendendo tanto quanto possível com a finalidade de podermos ter uma vida sã, produtiva e feliz ao longo de nossa existência na terra. É difícil, mas devemos nos educar e nos disciplinar para nos tornarmos humildes para só então tirarmos proveitos das experiências e pensamentos próprios e dos outros.
“Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa.” (Sócrates).
[1] Robert Louis Stevenson foi um influente novelista, poeta e escritor de roteiro de viagem Britânico. Nascido na Escócia e Autor de “A Ilha do Tesouro”, “O Médico e o Monstro”, entre outras obras.
[2] Apocalípse 3:17
[3] Provérbios 16:18

João Carvalho (Colunista) – Economista pós graduado em gestão empresarial pelo CEFET-RJ e Jornalista (0013491/DF)
Contato: joaoctc2007@gmail.com
Instagram: joaoctcarvalho
O Relevante News valoriza a liberdade de expressão. A opinião do colunista é autônoma e de responsabilidade do respectivo comunicador, que é livre para expressá-la sem qualquer interferência. A opinião do colunista não reflete, necessariamente, a opinião do Relevante News.
A Lei 5.250 de 9 de fevereiro de 1967 em seu Capítulo I sobre Liberdade de Manifestação do Pensamento e da Informação em seu Artigo 1° diz assim: “É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou ideias, por qualquer meio e sem dependência de censura, respondendo cada um nos termos da Lei, pelos abusos que cometer”.
E no Artigo 2° diz: “É livre a publicação e circulação, no território nacional, de livros e de jornais e outros periódicos, salvo se clandestinos ou quando atentarem contra a moral e os bons costumes”.
E por fim a Constituição de 88 no Artigo 5° inciso IV, diz: “É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato”. Inciso IX diz: “garante a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e de comunicação, livre de censura ou licença”.
Inciso XVI diz: “Garante a liberdade de reunião pacífica, a ser realizada em locais abertos ao público”.