Início Cultura A única companhia de ballet de cegos do mundo é brasileira

A única companhia de ballet de cegos do mundo é brasileira

Ballet de Cegos de São Paulo já participou de apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha e nos EUA

-

Encontrar leveza e beleza em um mundo que não se pode ver é o desafio assumido pela única companhia de ballet do mundo para cegos e ela é brasileira.

A fisioterapeuta e bailarina clássica, Fernanda Bianchini, é a responsável por trás do projeto da Associação que leva seu nome. E direciona os ensinamentos de seus próprios pais para suas alunas e diz “Nunca fale não para um desafio.”

O método pioneiro da companhia Ballet de Cegos de São Paulo, envolve o aprendizado por meio do toque e da repetição de movimentos. A professora faz uma pose, as bailarinas sentem no corpo dela e repetem. Depois as poses se tornam passos e são encaixados na música. Com o tempo, ps bailarinos já reconhecem o movimento pelo nome.

12 bailarinas e 6 bailarinos compõem o Ballet de Cegos, de São Paulo já participou de apresentações na Argentina, Inglaterra, Alemanha e nos EUA. A professora costuma dizer que “uma bailarina deve sempre olhar para as estrelas, ainda que não as enxergue.”

Mas a Associação Fernanda Bianchini como um todo, atende gratuitamente 338 alunos em aulas de diversas modalidades de dança.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante