Comportamento Fundamentos de uma casa forte

Fundamentos de uma casa forte

"Não há vias de atingir fins extraordinários, sem uma verdadeira paixão pela equipe que compõe cada estabelecimento", revela Vanessa Ribeiro em artigo

-

- Advertisment -

Eu assisti um dorama, com a minha filha. O nome é “Itaewon Class”. Foi bem interessante.

O drama desenrola um ranking entre uma potência do ramo alimentício, da Coreia do Sul, e um novato empreendedor, que colocou como alvo superá-lo.

A primeira questão levantada é se existe a possibilidade desse tipo de ranking existir, com forças tão desiguais. Mas, há algo que viabiliza. É a motivação e o foco de cada um. Este é o principal cerne da questão.

Eis o que extraí (claro que somado a uma série de outras ingerências).

Sob a perspectiva do empreendedorismo, temos duas situações:

✅ A grande empresa que foca nos lucros (ela começa com a motivação certa, mas se perde em meio às circunstâncias que ameaçam a perda do lucro, negociando valores);

✅ A pequena empresa que foca nas pessoas e as têm como o seu maior ativo.

Parece algo pequeno, mas é um leme que muda todo o trajeto, na construção de grandes impérios.

Quando colocado na balança, até aparenta ser cruel, sob o aspecto moral, no entanto, trata-se de uma realidade sutil, que permeia decisões, todos os dias.

Em um triângulo de hierarquia, se o lucro ocupar o topo da pirâmide, todas as ações que dele decorrem, devem ser decididas em sua função.

Se a atenção primária do empresário for essa, automaticamente, esse foco estará posto, em detrimento das pessoas. Então, surpreendido por uma decisão de escolha entre aumentar o lucro ou cuidar das pessoas, ele escolherá o lucro. Essa é a sua primazia.

⚠️ No entanto, existe um equívoco nessa linha de raciocínio. Vamos seguir.

Um empreendedor, que tem sua equipe como o seu maior ativo, necessariamente, será surpreendido, quando analisar o balanço patrimonial da empresa.

Veja que estamos aqui nos referindo às motivações. Ele não investe em pessoas para obter lucros. Ele é apaixonado por pessoas e, por isso, se preocupa em perceber e extrair os tesouros que nelas existem.

Entende a diferença? Desta forma, o empreendedor só terá o trabalho de colocar cada peça no lugar apropriado, cada empregado na corrente do seu fluxo. Elas estarão exatamente onde serão capazes de manifestar a excelência.

🤷🏻‍♂️ Mas, e o lucro?

O lucro e o sucesso serão consequências naturais. O empreendedor que é capaz de fazer isso, entregará produtos e serviços inimagináveis. Soluções inovadoras surgirão, produtos de qualidade extraordinária. Uma verdadeira fábrica de sonhos, pois a realização do empregado estabelecerá a proporção da grandeza da empresa. Quanto maior o peso, menor a velocidade da carreta e mais vulnerável a quebras.

Eu trouxe o aspecto empresarial, mas o conceito pode ser aplicado em qualquer organização.

No ramo eclesiástico, o pastor pode colocar o crescimento da igreja no topo da pirâmide, mesmo que sob o argumento de querer salvar vidas; no ramo público, o político pode colocar sua reputação como prioridade, visando a eleição, mesmo que sob o argumento de ter que atingir os beneficiários das políticas públicas. Em qualquer dos casos, o que precisamos entender é que não há vias de atingir fins extraordinários, sem uma verdadeira paixão pela equipe que compõe cada estabelecimento.

💓 Isso não é algo que pode ser arquitetado. Vem da raiz do ser de quem lidera. Apenas os apaixonados conseguem fazer a engrenagem rodar.

✒️ Autor: Vanessa Ribeiro
☀️ Inspiração Diária: Bispo JB Carvalho
💡 Start: Dorama “Itaewon Class’

Vanessa Ribeiro é advogada, bacharel em Direito e Administração de Empresas, atual assessora do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Coordenadora Geral de Atenção Integral à Gestante e à Maternidade. Por seis anos, permaneceu no planejamento e execução das ações parlamentares jurídico-legislativas de Deputados Federais e trabalhou em diversas atividades de apoio a trabalhos eclesiásticos, por mais de dez anos.
Contato: Instagram

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

Presidente diz que Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje (26) que o Brasil e o mundo não aguentam um...

Luiz Fux afirma que fim da PEC da Bengala “viola harmonia entre os Poderes”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, pressupõe que a Proposta de Emenda à Constituição...

Vocação Feminina e a Relativização Moderna, F.E.M.I.N.I.S.M.O

Feminismo - como toda filosofia – surge de uma premissa simples, sobre um fundamento histórico/sociológico, assume uma...

China promete contra-ataque após novas sanções dos Estados Unidos

Durou pouco a aparência de polidez entre os Estados Unidos (EUA) e a China, ensaiada na...
- Advertisement -

A sombra de Stalin

O cinema foi usado na história como uma arma de propaganda política. Vladimir Lênin disse que “de...

A escravidão acabou?

Sim, acabou. Nos países ocidentais, onde muito se fala que há um “racismo estrutural”, não há mais...

Você deve ler isso...

Presidente diz que Brasil e o mundo não aguentam um novo lockdown

O presidente Jair Bolsonaro disse hoje...

Luiz Fux afirma que fim da PEC da Bengala “viola harmonia entre os Poderes”

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF),...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp No WhatsApp