Início Comportamento Bilionário fundador da Duty Free doa toda a sua fortuna

Bilionário fundador da Duty Free doa toda a sua fortuna

Pioneiro da ação “Giving While Living” (doe em vida), Charles Feeney doou cerca de US$ 8 bilhões

-

O bilionário fundador da grande rede Duty, Charles “Chuck” Feeney, de 89 anos, decidiu doar toda a sua fortuna, cerca de 8 bilhões de dólares. Grande investidor em causas sociais, Feeney revela que essa iniciativa era um sonho para ser realizado em vida.

“É bem mais divertido dar enquanto você vive do que dar depois de morto”, afirmou o pioneiro da ação “Giving While Living” (doe em vida). Segundo a Forbes, Feeney manteve uma reserva de dois milhões de dólares para sua aposentadoria e de sua esposa. O casal vive em um apartamento modesto em São Francisco, na Califórnia (EUA).

A fortuna foi dividida em 3,7 bi para a educação, incluindo quase 1 bi para sua instituição alma mater Cornell. Mais de 870 milhões foram para investimentos em direitos humanos e mudança social, 62 milhões para promover a abolição da pena de morte nos EUA e 76 milhões para campanhas populares de apoio à aprovação da Lei de Proteção e Cuidado ao Paciente (Obamacare).

Feeney também fez investimentos na área da saúde com a doação de mais de 700 milhões, distribuídos em 270 milhões para melhoria do serviço público no Vietnã e 176 milhões para o Global Brain Health Institute, da Universidade da Califórnia, em São Francisco. E concluiu com a entrega de 350 milhões para a construção de um campus de tecnologia na Ilha Roosevelt, em Nova York.

Durante uma campanha para convencer os mais ricos do mundo a doarem metade de suas fortunas, o megainvestidor Warren Buffett saudou a atitude de Feeney. “Eu levaria 12 anos após minha morte para fazer o que ele está fazendo em vida. Feeney é um modelo a ser seguido”, afirmou.

FONTEExame

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

WhatsApp Receba as notícias do Relevante