Colunistas Qual mensagem sua imagem tem transmitido?

Qual mensagem sua imagem tem transmitido?

-

- Advertisment -

Segundo a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, a imagem da sua empresa pode valer milhões se bem administrada. Por isto a imagem pessoal, seja dos representantes legais ou comerciais, é tão significativa, porque estes são a “cara” da empresa e muitas vezes o primeiro contato com ela. Mesmo que seja presencial ou virtual, a mensagem deve ser a mesma e coerente com os objetivos do seu negócio. E o resultado será “presença” no mercado, porque você é sua marca!

Considerando que as pessoas são visuais (umas mais e outras menos) e compram pela aparência, devemos ter zelo dobrado por ela. Qual produto você escolhe na prateleira? Um sujo e amassado ou um melhor preservado? Isso porque é apenas uma embalagem que irá para o lixo. Se pararmos pra analisar nós fazemos escolhas pelo o visual o tempo todo, qual fruta ou legumes você escolhe no sacolão?

As mais formosas, certo? O profissional a ser contratado não será diferente, temos a tendência de adquirir pelo que nos parece ser melhor, o que não quer dizer que de fato seja, mas, confiamos mais nas pessoas melhor “apresentáveis” porque temos a sensação de que, se ela cuida de si, vai cuidar também do “restante”, enquanto o contrário é inversamente proporcional.

A construção e manutenção da sua imagem pode te levar ao sucesso ou ao fracasso, se você não der a devida atenção e, assim, estará se autossabotando. E para ter uma imagem forte e impactante, a sua comunicação verbal e não verbal devem ser congruentes, pois analisamos o todo, sendo que a última é onde fazemos nosso primeiro e imediato julgamento, ela tem peso considerável, porque utilizamos o sistema límbico, que controla as emoções, para fazer este julgamento. Enquanto a linguagem verbal fica por conta do neocórtex, ou cérebro racional, e já sabemos que compramos com o emocional, não é mesmo?

Em caso de inconsistência, a comunicação não verbal sobrepõe a verbal. Claro que tudo dependerá do contexto, não é taxativo, não tem como ser, porque são “zilhões” de fatores sociais, culturais, emocionais, valores que vão influenciar nesses julgamentos, além das infinitas possibilidades de significados e códigos. Mas temos consciência de que ela é determinante, assim como apontam vários estudos.

Outro fator preponderante na comunicação é continuamente causar uma boa impressão, e como disse anteriormente, deve haver consistência, seja pessoalmente ou nas redes sociais. Como diz o professor de psicologia da Universidade de Toronto Nicholas Rule, “Julgamos livros pela capa e não tem como evitar isso”. E aqui entra o famoso ditado popular: “não basta ser, tem que parecer ser”.

Um estudo realizado em 2009, e publicado pelo Personality and Social Psychological Bulletin, aponta que, o estilo pessoal assim como a postura interferem nos julgamentos inicias. Então, seja congruente na sua comunicação como um todo, tudo é importante, pois, tudo comunica, olhe-se no espelho e veja se sua aparência está de acordo com seus objetivos e com a mensagem que você quer transmitir para o mundo, tendo em vista que linhas, cores e formas tem significados, assim como postura, gestos e expressões faciais também. Enquanto a fala, bom, já fala por si só, devendo neste quesito observar tom, intensidade e velocidade da voz, pois também interferem no resultado final.

Entrarei em mais detalhes neste assunto, fique ligado!

Até a próxima!

Evy Carius (Colunista) Atua na área da Comunicação e da Moda há mais de 10 anos, é Consultora de Imagem e Estilo – Pessoal e Corporativo, Editora Chefe da Revista Modeladas, Palestrante, Apresentadora e apaixonada por Network. Tem como lema: “Sua imagem sob medida”. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

Presidente afirma que segue confiando no ex-ministro Milton Ribeiro

O presidente Jair Bolsonaro voltou a comentar o caso envolvendo o ex-ministro da...

O desfecho, a verdade e o silêncio

Sexualizam as crianças com músicas, filmes, propagandas e até desenhos.Querem a revolução sexual, o empoderamento, o fim...

Em nota oficial, Defesa e Forças Armadas apresentam notícia-crime contra declarações de Ciro Gomes

Em nota oficial assinada pelos ministros da Defesa Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e pelos Comandantes da...

Desembargador do TRF 1 manda soltar ex-ministro da educação e pastores

O desembargador Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em...
- Advertisement -

Baby Lives Matter. All Lives Matter.

No Antigo Testamento, em Êxodo, temos o relato de um faraó ordenando as parteiras que matassem os...

Marcos Rogério quer proteger consumidor da volatilidade no preço do combustível

O senador Marcos Rogério (PL-RO) anunciou ter apresentado um projeto de lei (PL 1.704/2022) que busca proteger...

Você deve ler isso...

O desfecho, a verdade e o silêncio

Sexualizam as crianças com músicas, filmes, propagandas...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp Receba notícias no WhatsApp