Os 4C’s das Habilidades que todo profissional precisa ter no século 21

Conheça os 4 C’s das habilidades essenciais para todo profissional do século 21.

606
Reprodução/Unsplash

Quando se fala em habilidades profissionais, já nos acostumamos a pensar em habilidades técnicas. Aquelas aprendidas na faculdade e na escola comum, durante os mais de 15 anos de estudos que percorremos entre a infância e a vida adulta.

Só que a chamada Quarta Revolução Industrial veio para mudar paradigmas e quebrar esses conceitos ao meio.

As habilidades profissionais estarão cada vez mais relacionadas ao comportamento, à mentalidade e à postura das pessoas. A forma com que elas agem diante dos problemas e dos desafios corporativos do século 21.

Isso se dará, por conta da automação de várias funções repetitivas, ou que envolvam restritamente manuseio automático de dados. Essa automação será causada pelo avanço exponencial da Inteligência Artificial, que tem a capacidade de aprender continuamente, à
medida que recebe inputs de dados e informações.

Se você acha que essa realidade está distante, procure saber sobre lojas inteligentes que já estão operando no Brasil, por exemplo, em cidades como São Paulo e Vitória.

Sendo assim, as pessoas ganham novas funções no ambiente corporativo.

Elas passam a se tornarem responsáveis por desenvolver ideias e soluções criativas para os diversos problemas ainda não resolvidos, trabalhando em equipes sem limites geográficos, utilizando essa mesma tecnologia como base de apoio para pôr essas ideias de solução em prática.

Aí que entram os 4 C’s das habilidades essenciais para todo profissional do século 21.

1) Comunicação 

Uma habilidade fundamental neste novo contexto totalmente colaborativo. A Capacidade de se comunicar bem com colegas de equipe, clientes, investidores, parceiros, fornecedores, imprensa.

De forma escrita, falada, apresentada, visual e corporal. Em um mundo com overdose de informação, se destaca e sobrevive quem sabe reter a atenção das pessoas e passar sua mensagem com eficiência.

2) Criatividade 

Já que as pessoas serão responsáveis por criar as novas soluções de negócios do século 21, é essencial uma dose de criatividade no repertório de habilidades.

Ser criativo não está ligado a criar soluções do zero, ou ideias totalmente mirabolantes. A criatividade está ligada à capacidade de combinar diversos recursos, de uma forma diferente da convencional, para atingir um objetivo prático.

Muitas atividades da vida moderna estão mais práticas e eficientes graças à criatividade de equipes espalhadas pelo mundo todo.
A criatividade é uma habilidade que se aprende e se aprimora, não um dom meramente inato das pessoas.

3) Critical Thinking (Pensamento crítico)

Para se chegar a resultados inovadores, focados em resolver problemas práticos do cotidiano de pessoas e empresas, o desenvolvimento do pensamento crítico é fundamental.

Pensar criticamente significa ter a capacidade de questionar o status quo, a busca pela quebra de paradigmas, analisar de forma racional as informações que recebe. Também é fundamental para repensar crenças e preconceitos, fazer escolhas sábias, em um mundo inundado de oportunidades.

O pensamento crítico é uma das principais habilidades que nos diferenciam das máquinas.

É a nossa bússola para tomar decisões racionais e assertivas.

4) Colaboração

Uma vez que as soluções para os problemas do século 21 serão desenvolvidas em equipe, é fundamental que os membros dessa equipe tenham uma enorme capacidade de colaboração.


A era dos profissionais isolados está chegando ao fim, o mundo globalizado e hiper-conectado exige colaboração interna (entre membros de uma mesma equipe e equipes de uma mesma empresa) e também externa (entre empresas diferentes, fornecedores e até
concorrentes).

Aprimorar a capacidade de colaboração exige uma atualização de mentalidade, para um novo contexto de abundância, onde a economia é colaborativa e exponencial.

Caminho para adquirir e aprimorar os 4 C’s

Para concluir, algumas dicas de como você pode aprimorar suas habilidades dos 4C’s:


● Aumente seu repertório: Leia sobre diversos assuntos, converse com pessoas de ambientes diferentes, entenda sobre os contextos da sociedade atual.
● Leia livros: A leitura estimula o cérebro em áreas relacionadas a todas essas habilidades, nos ajuda a sermos criativos, a nos comunicarmos melhor e também desenvolver pensamento crítico.
● Busque cursos sobre essas habilidades: Já existem no mercado, cursos especializados em ensinar todas essas habilidades. Na maioria das vezes, eles não estão sendo oferecidos por faculdades ou cursos de pós-graduação.
● Não pare de aprender, nunca: Todas essas habilidades estão ligadas à construção de um amplo repertório de conhecimentos. As mudanças no mercado serão constantes, portanto, não pare de aprender em nenhum momento. Aprenda em vídeo, em áudio, em texto, opções não faltam.

Obrigado pelo seu tempo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 20190128_164326.png

Raffael Reis – Colunista
Gestor da startup Engajatech
Empreendedor serial, especialista em Inovação e Gestão de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here