Início Colunistas O que fazer diante da mudança?

O que fazer diante da mudança?

"Você já parou pra pensar que nada mais será como antes? Agora, mais do que nunca temos que apontar novas direções, pois novos tempos exigem novas atitudes. Mas, o que fazer diante de tanta mudança?", questiona Dirce Carvalho em novo artigo

-

Como falamos no artigo anterior, estamos vivendo em um mundo VUCA: volátil, incerto, complexo e ambíguo. O mundo está com a planta da incerteza, sem saber quais são os próximos passos, e não existe hora melhor do que agora para enfrentar essa nova realidade que está batendo à nossa porta.

Momentos de crise nada mais são do que pontos de inflexão na História. Temos pela frente desafios como nunca antes, na saúde, na economia, na educação, nos relacionamentos e em diversas outras áreas. Mas precisamos começar a planejar o futuro que criaremos desde já.

Nós temos a responsabilidade de organizar o caos deste mundo. Por isso, não fique na arquibancada assistindo a vida passar, paralisado pelas circunstâncias, mas vá para arena e provoque novas realidades. Futuro tem a ver com risco, e o mapa para construí-lo está dentro de nós. Apesar das incertezas do momento, estruturar o terreno para o futuro é parte importante dessa fase de adaptação.

Se adaptar nunca teve tanto significado como neste momento. Diversas mudanças foram aceleradas pela pandemia antecipando o futuro por meio da digitalização. Mas como entender as mudanças e se ajustar ao novo modelo de vida no trabalho, na família e na sociedade? Pela primeira vez na história da humanidade, temos o potencial de elevar de maneira exponencial e permanente os padrões de vida globais.

Mais do que antes, precisaremos continuar a nos reinventar, a renegociar, readaptar e a nos readequar como indivíduos, como instituições e como coletividade para superar esse momento. Assim como acontece em qualquer crise, o futuro será estabelecido por nossa habilidade de encontrar novas soluções para novos problemas.

Para desenhar o futuro, é preciso acompanhar o ritmo das mudanças e trazer inovação em sua esfera de influência, seja em seu trabalho, em sua casa ou em seus projetos e se convencer de que você é capaz de fazê-lo. Saia do óbvio e transforme os maiores problemas do mundo em oportunidades que impactarão a vida de milhares de pessoas. Pense de forma ousada, desafie a impossibilidade, antecipe o futuro e seja protagonista na construção de um futuro exponencial!

Dirce Carvalho (Colunista) Bispa na Comunidade das Nações em Brasília/DF e idealizadora da Conferência Modeladas, Dirce Carvalho é uma desbravadora do futuro que tem lançado sementes na grandeza de pessoas por onde passa, chamando muitos a seu destino, mudando mentalidades e ativando as pessoas exponencialmente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisment -
WhatsApp Receba as notícias do Relevante