Colunistas "Ela é muita areia para o meu caminhãozinho."

“Ela é muita areia para o meu caminhãozinho.”

-

- Advertisment -

Você provavelmente já ouviu muito essa expressão. Ela é usada quando um homem acredita que uma mulher, na qual tem o interesse ou com a qual já se relaciona amorosamente, é superior a ele. Essa superioridade pode consistir na questão financeira, estética, cultural, emocional e por aí vai. O homem pensa que não é suficientemente bom para ela.

Antigamente, os homens se garantiam como os provedores da casa, como aqueles que iriam trabalhar e sustentar a mulher. Atualmente, muitas mulheres são independentes financeiramente, o que assusta os homens inseguros. É muito desconfortável, eufemisticamente falando, estar com alguém que você se acha inferior! Geralmente, partimos para duas estratégias visando diminuir esse desconforto. Uma delas é propositalmente compensar o fato: você tenderia a dar mais presentes, carinho e atenção do que gostaria; evitaria entrar em conflito dizendo o que pensa e sente que, porventura, pudesse chateá-la; tenderia a superestimar as qualidades dela e subestimar os defeitos. O problema é que tal estratégia cansa! Ninguém consegue, por muito tempo, ficar sentindo-se em um nível inferior e ficar compensando por conta disso. A probabilidade é que, em determinado momento, você termine o relacionamento.

A segunda estratégia seria “rebaixá-la” ao seu nível. Usei as aspas porque não necessariamente o homem está abaixo dela, mas pensa que sim. E como ocorreria esse rebaixamento?Geralmente, denegrindo-a. Por isso que muitos dos abusos físicos, verbais e sexuais cometidos dentro de um relacionamento amoroso estão ligados a baixa autoestima do homem: ele considera a mulher superior e, por isso, precisa controlá-la e/ou ofendê-la para que ele não se sinta tão mal assim. Percebeu como é horrível um homem entrar em um relacionamento amoroso quando acredita que a mulher é melhor que ele?

Então agora vamos passar a algumas reflexões necessárias.

  • Pense no que você pode oferecer a uma mulher. Estou falando aqui não da questão financeira, mas de características que poderiam ser atraentes a uma mulher.

O que você pode somar a ela? O que você tem de singular que poderia trazer felicidade e amor a sua parceira?

  • Entenda que não é o papel dela suprir as suas carências. Não busque uma companheira porque você tem um vazio dentro de si e espera que ela o preencha. Ela não serve para satisfazer sua necessidade de validação. Você deve procurar uma mulher não para conseguir sua força, mas para oferecer essa força.
  • Entenda o seu valor próprio e busque ajuda caso necessário. Seu valor não reside em seu desempenho ou qualquer outra característica isoladamente. Descubra a si mesmo e se aprecie! Caso tenha muitas inseguranças e baixa autoestima, não hesite em procurar uma ajuda profissional.

Até a próxima!

Otávio Guimarães  – É psicólogo e psicoterapeuta. Ajuda pessoas a se encontrarem na vida e obterem dela mais satisfação.
Instagram: @habilitarpsicologia

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas notícias

A mente e seus senhores

“O livre pensamento é apenas umJogo de marketing.Todos estamos na batalha pela mente.” Jonas Madureira

Redes sociais e sites de notícias são atingidos por interrupções

Interrupções múltiplas na internet atingiram redes sociais e sites de notícias em todo o mundo nesta terça-feira (8), com...

A CPI (Cúpula dos Pilantras Investigadores)

Quando foi noticiada a possibilidade de uma CPI do Covid a grande maioria dos brasileiros teve um...

EUA pedem que OMS conduza 2ª fase de estudo sobre origem de vírus

Os Estados Unidos (EUA) pediram nessa quinta-feira (27) que a Organização Mundial da Saúde (OM) conduza uma...
- Advertisement -

AGU recorre ao STF para derrubar medidas restritivas de três estados

A Advocacia-Geral da União (AGU) entrou hoje (27) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para...

“É preciso restabelecer a verdade do que foi e está sendo feito na prática”, diz Bolsonaro

O presidente da república Jair Bolsonaro, publicou em suas redes sociais um texto com explicações sobre a...

Você deve ler isso...

A mente e seus senhores

“O livre pensamento é apenas umJogo de...

Redes sociais e sites de notícias são atingidos por interrupções

Interrupções múltiplas na internet atingiram redes sociais...
- Advertisement -

Você pode gostar tambémRELATED
Recomendado para você

WhatsApp No WhatsApp