1° ingrediente: Ouvir o chamado de Deus!
Todos nós nascemos com um propósito, não somos um acidente e não estamos aqui por acaso. Houve uma grande batalha para que você viesse ao mundo para brilhar. Antes que você fosse gerado, você foi desejado pelo seu Criador para vir ao mundo e ser resposta para a sua geração. E para você viver sua verdadeira vocação, precisa ouvir o chamado, aceita-lo e seguir em frente sem olhar para trás.
2° ingrediente: Você precisa mergulhar nas profundezas do seu autoconhecimento
Quando identificamos a essência da nossa identidade, de quem nós somos e quem Deus é em nós, algo se manifesta nas nossas entranhas e saltamos para fora como diz Carl Jung “Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta”.
3º ingrediente: Quais são seus dons, talentos e habilidades?
Tem coisas que você faz naturalmente sem esforço e te trás muita alegria. Tem dons que foram derramados em você para o cumprimento do seu propósito. Quais são esses dons? Tem algum dom ou talento que você enterrou e não está exercendo?
4° ingrediente: Você sabe qual é o seu estilo de personalidade?
Você tem características singulares que te diferencia das outras pessoas e a sua personalidade traz esses traços únicos que são revelados no seu comportamento. Uns gostam mais de mandar, de estar sempre no controle. Outros são mais falantes, influentes, outros mais tranquilos e equilibrados e outros mais racionais e autodisciplinados. Como você se descreve? “Assim como você pensa, assim você é.”
5º ingrediente: Ser guiado(a) pelos seus valores
Tem coisas que para você tem mais importância. Tem mais significado e você se move por elas. Por isso é tão importante que você saiba suas prioridades. O que realmente importa para você?
Valores são escolhas pessoais que você faz sobre o que é mais importante para você. Ser guiado pelos seus valores pessoais mais importantes trará uma imensa satisfação e sentido para a sua vida.
6º ingrediente: Descubra suas paixões, o trabalho da sua vida
Suas paixões te conduzem a uma vida de muita energia e felicidade.
Quanto mais você faz o que você ama mais se aproxima de uma vida plena. Quais são suas paixões? O que você mais ama fazer?
O que você faz que entra em flow e até perde a noção do tempo e que gera resultados com um fluxo de energia?
Há homens que estão adormecidos em seus propósitos dados por Deus. Eles estão conformados com uma vida sem sentido, sem paixão, porque ainda não foram empoderados para um propósito maior.
Te convido, hoje, a fazer uma pequena pausa sobre a sua vocação soberana e refletir nesta frase magnífica do autor Myles Munroe: “Eu acredito que a maior tragédia na vida não é a morte. Mas a grande tragédia na vida é uma vida sem propósito”.
Forte abraço.

Simone Alves – Colunista
Profissional Coach e Analista Comportamental com anos de experiências em atendimentos personalizados. Professora, palestrante, trainer em cursos de desenvolvimento pessoal e Coautora do livro: O Poder do Coaching com ênfase na educação.