Como romper com relacionamentos errados?

Quando o seu passado está resolvido, você está pronto pra fazer escolhas assertivas no presente

279
Reprodução/Metodo Evo

Uma cliente me procurou dizendo que namora há oito anos com um rapaz e não via ele no futuro dela. Existe um processo de auto sabotagem no qual possui várias fases, e tem início a partir de um evento de injustiça, fazendo a pessoa viver em fases como: mágoa, ressentimento, vitimização e não merecedor.

Quando uma pessoa se encontra na auto sabotagem, ela tende aproximação há alguém com características do causador da ferida, daquele que provocou o evento de injustiça no passado remoto ou recente. Minha cliente dizia que o seu namorado tem as características que ela odeia, mas infelizmente não consegue terminar o relacionamento.

Ela está veiculada emocionalmente a um evento que não foi resolvido. Para você fazer as melhores escolhas no seu presente você precisa de um passado resolvido e de um futuro decidido. Eu comecei a fazer perguntas poderosas com objetivo de provocar reflexão que iriam demonstrar contradições na forma de pensar dela. Eu perguntei e pedi para ela escrever quais características do seu pai que ela não gostava. Ela listou dez itens.

Em seguida, eu pedi para que ela fizesse uma lista do que odeia no seu namorado. Ela também colocou aproximadamente 10 itens, exatamente, os mesmos itens do pai. Ela se aproximou de alguém com características semelhantes à do pai que ela odeia. Mas por que? Porque o pai foi o causador de um evento de injustiça, aquele evento fez com que ela com ausência de habilidades emocionais entrasse num ciclo de auto sabotagem.

Na auto sabotagem eu adoto as características do meu agressor, repito o seu comportamento, ou me aproximo de alguém com características semelhantes. É insano se aproximar de alguém com características semelhantes daquele que nos agrediu porque conscientemente é tudo que você não quer viver novamente. Mas a auto sabotagem mexe com seu inconsciente, porque ela ainda está vinculada ao evento do passado, nesse caso ela precisa ressignifcar.

Quando essa menina ressignificou com o pai, que foi lindo, Ela sentiu uma paz libertadora- que quando encontrou o namorado novamente depois de ressignificar- o namoro perdeu o sentido. Quando o seu passado está resolvido, você está pronto pra fazer escolhas assertivas no presente.

Vamos juntos fazer as melhores escolhas. Você tem um coach, daqui pra frente você não está mais só!


Márcio Micheli (Colunista) É coach profissional, especialista em inteligência emocional e comportamento humano, palestrante internacional, conferencista, idealizador do método EVO e fundador da empresa EVO Coaching.