Como empreender neste mundo VUCA

"Empreender em um mercado cada vez mais complexo, incerto e volátil requer esperança e coragem para enfrentar desafios e criar soluções", destaca Dirce Carvalho em nova coluna no Relevante News

566
Reprodução

Em tempos incertos como este que estamos vivendo, mudanças disruptivas e rápidas estão acontecendo a todo o tempo. Enfrentamos muitas turbulências, medo e caos em nossa realidade. Por isso, não é difícil entender que estamos vivendo em um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. Essas quatro palavras formam o acrônimo VUCA, introduzido pelo exército dos Estados Unidos na década de 1990 para descrever as novas condições, em constante mudança enfrentadas no Afeganistão e no Iraque. A partir dessas origens, o termo passou para o mundo corporativo e hoje, o conceito continua bastante atual.

VUCA é um acrônimo em inglês que traduzido significa: volátil, incerto, complexo e ambíguo. Volátil significa que a mudança é rápida e em grande escala. Incerto quer dizer que novas realidades são imprevisíveis sem respostas claras. Complexo significa que mudanças e desafios são complicados devido às crenças, pensamentos e emoções sem causas únicas ou soluções previsíveis. E ambíguo significa que a clareza é inexistente até fazer sentido ou encontrar o significado de certos eventos.

Nesse artigo especificamente, eu quero falar sobre volatilidade e incerteza. Em meio à situações difíceis e de tanta transformação, há insegurança e caos, exigindo que tenhamos uma postura diferente diante dessa nova realidade. Por isso, é preciso assumir a responsabilidade de transformar o Brasil e o mundo com soluções por meio da criatividade, influência e estratégia que existem dentro de nós, porque quando chamamos a responsabilidade para nós, a essência quântica que está disponível vem ao nosso encontro.

Não é preciso esperar que outros comecem a fazer algo, comece a fazer você mesmo. Nós não podemos terceirizar a responsabilidade de começar a organizar o mundo. Ela é minha e sua. Essa frequência dos makers, dos fazedores, está entre nós. As soluções para resolver crises e problemas globais estão aparecendo neste momento em que estamos mudando de uma perspectiva local para uma perspectiva global.

Experimentos e inovações estão acontecendo em tempo real e irão solucionar os maiores desafios do mundo. Nós viemos a esta geração para resolver ou solucionar um problema! Este é um tempo de oportunidades em que devemos inovar, e fazer algo diferente de tudo aquilo que já fizemos. A inovação começa quando você tem uma atitude ousada de arriscar apesar da incerteza e das circunstâncias.

Gosto muito do que o filósofo Nassim Taleb explica em seu livro Antifrágil: “Algumas coisas se beneficiam dos impactos; elas prosperam e crescem quando são expostas à volatilidade, ao acaso, à desordem e aos agentes estressores, e apreciam a aventura, o risco e a incerteza.”Desenvolver a habilidade de ser antifrágil é uma das características de grandes líderes e de pessoas que alcançam um alto patamar na vida, porque eles se tornaram pessoas melhores e se aperfeiçoaram apesar das adversidades que enfrentaram.”

É no meio do caos, do stress e da incerteza que encontramos as oportunidades para criar novos produtos e serviços. Por exemplo, quando você submete seu corpo a uma quantidade de stress devido aos pesos e aparelhos de malhação em uma atividade física, os músculos são estimulados e crescem. É por causa do desgaste muscular que o músculo aumenta e com isso você se torna mais forte e capaz de resistir aos impactos. Qual é o estressor que você tem na sua vida? Talvez seja ele que irá te dar novos músculos econômicos, de gestão e de criatividade em sua empresa para te fazer criar um novo produto ou um serviço.

A Cingapura é um exemplo de país que se tornou forte apesar das adversidades. Após ter sido uma colônia britânica, ela se tornou uma nação independente que tinha poucas chances de prosperar, devido à falta de recursos naturais, a ausência de solo fértil para agricultura e com alto índice de desemprego. O país não tinha perspectiva nenhuma e tinha tudo para dar errado, mas se tornou um dos países mais ricos e prósperos do mundo apesar da escassez, porque criou, administrou e desenvolveu uma forma de liberalismo econômico em que os investimentos são desenvolvidos e geram mais negócios em um ciclo de abundância que equipa a si mesmo.

Para vencer e empreender neste mundo incerto, volátil, complexo e ambíguo, duas coisas não podem faltar: a esperança e a coragem. Elas são combustíveis em meio às dificuldades. Tenha coragem para ser o que você foi chamado para ser e espalhe a esperança que está dentro de você para o mundo. Seja uma fábrica de esperança! Todos temos uma parcela especial de esperança para espalhar em alguma área específica.

Em qual área da sua vida você está munido de esperança para o mundo?

Dirce Carvalho (Colunista) Bispa na Comunidade das Nações em Brasília/DF e idealizadora da Conferência Modeladas, Dirce Carvalho é uma desbravadora do futuro que tem lançado sementes na grandeza de pessoas por onde passa, chamando muitos a seu destino, mudando mentalidades e ativando as pessoas exponencialmente.