Início Colunistas A tecnologia na vida moderna e o que esperar do futuro

A tecnologia na vida moderna e o que esperar do futuro

-

Estamos próximos de encerrar a segunda década do novo milênio.

Em 2019, podemos constatar a velocidade das mudanças que ocorrem no mundo.

Mudamos a forma como nos comunicamos, como nos relacionamos, como compramos, como vendemos, como encontramos endereços, como ouvimos música, assistimos filmes e muito outros exemplos.

Tudo isso, graças ao avanço tecnológico exponencial.

Se chamamos esse avanço de exponencial, significa na prática, que ele cresce em grande escala, em curto espaço de tempo, não mais de forma linear, como era antigamente.

Se antes as grandes mudanças ocorriam a cada 20 ou 30 anos, elas virão a cada 5 ou 10.

Qual o impacto dessa velocidade do avanço da tecnologia em nossas vidas?

Como o cérebro humano funciona de forma linear, lidar com as mudanças em tempos passados era menos doloroso e de mais fácil adaptação. Conseguíamos prever melhor o que vinha pela frente.

Agora, o avanço da  inteligência artificial e da robótica prometem mudar completamente a forma como nos organizamos como sociedade, sem que a gente consiga se preparar da melhor maneira pra isso.

Aplicativos de mensagem como Whatsapp, plataformas de streaming de vídeo como o Netflix ou Youtube e aplicativos de música como Spotify são apenas a ponta do iceberg da mudança que está vindo por aí.

A tecnologia semelhante à usada nesses aplicativos, está sendo aprimorada para automatizar funções operacionais repetitivas realizadas por humanos, com uma qualidade muito superior.

Uma mudança econômica e social com um tamanho que ainda não havíamos presenciado na história da humanidade.

Essas mudanças serão um grande desafio e também uma ótima oportunidade.

Podemos explorar a capacidade da tecnologia, para solucionar problemas globais: fome, saúde, moradia, novos empregos, meio ambiente, entre muitos outros desafios que podem ser enfrentados com o uso de inteligências artificiais trabalhando em conjunto com a capacidade de realização humana.

É hora de pensar em utilizar a tecnologia para melhorar nossas vidas, o que já vem sendo feito por empresas startups em todo o mundo.

Temos uma oportunidade ímpar de explorar o máximo do potencial humano, ao deixar as funções obrigatórias e repetitivas para as máquinas, enquanto usamos nossa criatividade para o bem comum e para resolver os problemas criados por nós mesmos.

A mudança é uma constante da vida, é uma das nossas únicas certezas.

Temos muitos motivos para acreditar em um futuro ainda mais próspero para as próximas gerações.

Obrigado pelo seu tempo!

Raffael Reis
Hustler da startup Engajatech – Gestor de Tecnologia da Informação. Empreendedor serial, especialista em Inovação e Gestão de negócios.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante