Michelle Bolsonaro entrega primeiras doações da campanha do agasalho

Primeiros itens arrecadados pelo Pátria Voluntária foram entregues a abrigo no Distrito Federal

201
Isac Nóbrega /PR

As primeiras doações de artigos arrecadados pela Campanha do Agasalho, organizada pelo Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado, o Pátria Voluntária foram entregues nesta quarta-feira (22) a um abrigo que acolhe adolescentes que estão sob medida protetiva no Distrito Federal. Essa é a segunda etapa da campanha.

A entrega de cobertores e chinelos foi realizada pela presidente do conselho do Pátria Voluntária, a primeira-dama Michelle Bolsonaro, na Unidade de Acolhimento para Crianças e Adolescentes (Unac I), localizada no Guará, a pouco mais de 10 quilômetros do centro de Brasília.

Desde o início da semana, Michelle Bolsonaro percorreu os pontos de coleta da campanha para recolher as doações de cobertores, mantas, casacos e calçados. Antes de serem distribuídos, todos os itens passam por triagem e higienização.

A gerente da Unac I, Marcelle Pucci, relatou que a unidade atende adolescentes a partir de 12 anos, que foram afastados do convívio familiar por situações de risco, e trabalha com jovens o fortalecimento da autonomia e a reintegração familiar. Segundo a gerente, raramente a instituição recebe doações. Por isso, os itens levados pela primeira-dama Michelle Bolsonaro chegaram em boa hora.

“Não é nem um pouco comum, a gente não recebe quase nenhum tipo de doação. Só o governo [do Distrito Federal] mesmo que sustenta nossa unidade”, disse Marcelle. E afirmou: “Qualquer doação a gente precisa. Precisamos muito de tênis, os meninos gostam muito de usar tênis, roupas, objetos de higiene, tudo isso faz muita falta”.

Doações
Os pontos de coleta da segunda etapa da Campanha do Agasalho foram instalados no Palácio do Planalto, na Advocacia-Geral da União, na Controladoria-Geral da União, nos ministérios e na Maria Amélia Doces.

Entre os itens arrecadados estão, em média, 7 mil cobertores e 6 mil pares de chinelos que serão distribuídos em instituições do Distrito Federal de atendimento a pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade. Organizações que atendem este público podem manifestar o interesse em receber doações se cadastrando na plataforma do Pátria Voluntária e abrindo uma campanha de arrecadação de cobertores e chinelos.

Incentivo ao voluntariado
O Pátria Voluntária foi lançado em julho do ano passado para incentivar a participação dos cidadãos na promoção de práticas sustentáveis, culturais e educacionais voltadas para a população mais vulnerável.

Além disso, estimula o crescimento das organizações da sociedade civil, na busca de contribuir para a transformação do Brasil em um país mais justo e solidário.

O programa está vinculado a Casa Civil, sendo conduzido por um conselho, presidido pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro e composto por 24 integrantes do governo e da sociedade civil.