3 estatais e 10 PPPs estão previstas para serem concluídas no DF

Com as privatizações da CEB, CAESB e METRÔ, a expectativa é arrecadar cerca de R$ 8 bilhões

507
Renato Alves/Agência Brasília

O governo do Distrito Federal sinalizou medidas que serão adotadas para fomentar a economia nos próximos anos. Parcerias Público-Privadas (PPP) e privatizações estão entre as ações adotadas.

Economia

Para 2020, estão previstas pelo menos 10 parcerias (PPP). Além disso, o governo também prevê a privatização de três estatais. “Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), a venda da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô/DF), da Companhia de Saneamento Ambiental do DF e da Companhia Energética de Brasília (CEB), além da concesão da Rodoviária do Plano Piloto, são algumas das empreitadas prioritárias no início do ano. No caso das privatizações das estatais de transporte, de saneamento ambiental e de energia, a expectativa do GDF é de arrecadar cerca de R$ 8 bilhões, que deverão ser destinados a educação, saúde e segurança pública. ”- como noticia o Correio Braziliense.

Privatizações

Nos próximos três anos a previsão é de que sejam privatizadas três estatais.

Ainda, segundo a publicação, “a CEB está com o processo avançado e, até a metade de 2020, deve repassar à iniciativa privada 51% de suas ações. O restante, 49%, continuará sob domínio do Executivo local. A Caesb e a Metrô/DF seguirão caminho semelhante. De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), em maio de 2019, foi publicado edital de chamamento para concessão dos serviços de transporte metroviário do Distrito Federal, visando a gestão, operação, manutenção e eventual expansão.”