Início Brasil Prazo encerra hoje: Previna o cancelamento do seu título eleitoral

Prazo encerra hoje: Previna o cancelamento do seu título eleitoral

Eleitores que não compareceram às urnas no dia da eleição devem justificar sua ausência

-

Hoje encerra o prazo para que eleitores com pendência no sistema eleitoral regularizem sua situação. Quem deixou de votar nas últimas três eleições ou turnos pode ter o título de eleitor cancelado. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 2,6 milhões de pessoas se enquadram em condição de irregularidade.

Os eleitores que não compareceram às urnas no dia da eleição devem justificar sua ausência por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) obtido na página do site do TSE. Além disso, quitar as multas referentes às ausências e se apresentar em cartório eleitoral munido do título, documento com foto e comprovante de residência.

O cancelamento do registro compromete uma série de direitos, como a emissão de passaporte e carteira de identidade. O cidadão ainda pode ser impedido de obter empréstimos em instituições públicas, de se matricular em instituições de ensino e de ser nomeado em concurso público.

A regra não abrange aqueles que, de acordo com a lei, possuem voto facultativo. Os números dos registros cancelados começarão a ser divulgados dia 24 de maio.

com informações Agência Brasil

WhatsApp Receba as notícias do Relevante