Início Brasil Instituto de Advogados pede afastamento imediato de Felipe Santa Cruz da presidência...

Instituto de Advogados pede afastamento imediato de Felipe Santa Cruz da presidência da OAB

Cerca de 740 advogados entraram com mandado de segurança sob alegação de desvio de finalidade e conduta ‘político-partidária’

-

Cerca de 740 advogados entraram com um mandado de segurança no Tribunal Regional Federal da 1ª Região para solicitar o afastamento de Felipe Santa Cruz, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Conselho Federal.

Os membros do Instituto Nacional da Advocacia (INAD), alegam desvio de finalidade do presidente da Ordem. O que teria transformado o Conselho Federal da OAB em uma entidade ‘político-partidária’.

Santa Cruz foi acusado em delação do ex-presidente da Fecomércio do Rio de Janeiro, Orlando Diniz, de pedir R$ 120 mil em espécie para custeio de campanha à reeleição da OAB do Rio em 2014.

“Os crimes pelos quais o presidente da OAB está sendo investigado foram praticados contra a própria classe dos Advogados, o que agrava ainda mais a sua conduta e justifica o seu afastamento imediato do cargo”, afirmou o Inad em ofício ao vice-presidente do Conselho Federal, Luiz Viana.

Em rede social, o advogado Pierre Lourenço da Silva, diretor-jurídico do Instituto Nacional da Advocacia (INAD), agradeceu a união dos profissionais da classe na solicitação. “Fechei a lista hoje a tarde nos 740 nomes. Agradeço a todos. Em breve disponibilizarei a mesma e QQ advogado poderá usar para comprovar que ao menos”, escreveu.

WhatsApp Receba as notícias do Relevante