Fernando de Noronha zera casos de coronavírus

Todas as 28 pessoas diagnosticadas com a doença já estão curadas

259
Reprodução/Agência Estado

Após mais de um mês de quarentena, Fernando de Noronha, em Pernambuco, anunciou que conseguiu zerar os casos de coronavírus. Todos os pacientes diagnosticados com a doença também já são considerados curados.

No arquipélago, medidas restritivas começaram a ser flexibilizadas no último domingo (10). Durante o período de isolamento, atividades foram suspensas, a ilha não recebeu turistas e os moradores só podiam sair com autorização.

“Assim que o coronavírus começou a se espalhar, lançaram um decreto para providenciar a saída de todos os turistas da ilha. A partir desse momento, só entrava moradores e prestadores de serviços essenciais. Para sair de casa, passou a ser necessário uma autorização prévia da administração, explicando o motivo da saída, o destino e horário. Depois, o aeroporto ficou completamente fechado, ninguém entra ou sai da ilha até o dia 30 de maio”, explicou Ivan Costa, presidente da Associação das Hospedarias Domiciliares de Fernando de Noronha (AHDFN)- como noticia a revista Época.

Algumas atividades continuam suspensas, mas o governo estuda reabrir setores de forma gradual. Segundo Ivan, será estabelecido uma pesquisa antes da flexibilização de outras medidas.

“Estamos iniciando uma pesquisa em que vamos testar mais de 900 pessoas e determinar se o vírus parou de circular de fato. Fernando de Noronha já está sendo citado como exemplo em diversos debates ao redor do Brasil. Mas é preciso entender que o jogo não acabou ainda: é preciso continuar no nosso isolamento social”, defendeu- como aponta o veículo.

A ilha registrou 28 casos da doença, mas todos conseguiram se recuperar.