Brasil abre Estação Antártica na próxima terça-feira

A estação terá capacidade para 64 pessoas e também contará com 17 laboratórios

267
Reprodução/Estado

A nova Estação Antártica Comandante Ferraz será inaugurada na próxima terça-feira (14). A estação terá capacidade para 64 pessoas e também contará com laboratórios de pesquisa internas e externas.

“A nova estação brasileira hoje é a maior estrutura de pesquisas da Península Antártica. E certamente está entre as três maiores estações de pesquisa antártica do mundo”, afirma o professor da Universidade de Brasília Paulo Câmara, em sua sexta temporada na Antártida- segundo noticiado pelo UOL.

Serão 14 laboratórios internos e 3 externos. Os laboratórios serão utilizados principalmente para “estudos de Microbiologia, Biologia Molecular, Química Atmosférica, Medicina, Ecologia e mudanças ambientais.”

Ainda, segundo a publicação, a estação foi “planejada pelo escritório de arquitetura Estúdio 41 e construída pela chinesa Ceiec, vencedora de concorrência internacional, a nova estação custou US$ 99,6 milhões e impressiona pela estrutura à prova de ventos de até 200 km/h, solos congelados e abalos sísmicos.”

“A nova estação será uma oportunidade de mostrar nosso valor como país, pois estamos inaugurando uma estrutura de ponta, que colocará nossos pesquisadores no topo da pesquisa antártica”, diz o secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, almirante Sérgio Guida.