Não sei qual o é seu emprego atual ou o que você faz pra ganhar a vida hoje.
Pode ser que você já tenha o próprio negócio e tenha se acostumado com a liberdade e com a responsabilidade que esse estilo de vida carrega.
Mesmo que você atualmente seja um empregado, o avanço da tecnologia, principalmente da Inteligência Artificial, irá te transformar em um empreendedor.
Isso não significa que você irá abrir uma empresa.
Empreendedor é um adjetivo, não uma profissão.
A profissão de dono de empresa chama-se empresário.
O empreendedor, é uma pessoa que tem um conjunto de características e habilidades.
E são esses atributos empreendedores, que serão exigidos pelo mercado na nova economia da 4ª revolução industrial.
Vamos explicar os motivos disso tudo acontecer:
- A Inteligência artificial irá automatizar as tarefas repetitivas e mudará totalmente a forma de como as decisões serão tomadas nas empresas. Ela possui uma capacidade muito maior do que a nossa de processar informações e identificar padrões.
- A Robótica (máquinas estruturadas, com inteligência artificial embarcada, irá realizar trabalhos manuais rotineiros).
Como resultado desses acontecimentos, sobrará para nós humanos, a missão de desenvolvermos e aprimorarmos outras habilidades, que as máquinas são incapazes de fazer:
- Empatia: Capacidade de colocar-se no lugar do outro (dos colegas, dos clientes, dos investidores). Ouvir com atenção e procurar resolver problemas reais das pessoas.
- Criatividade: Conjunto de métodos e ferramentas para criar novas soluções para os problemas, combinando diversos elementos que já existem.
- Pensamento crítico: Habilidade de questionar o status quo, a forma como são feitas as coisas e propor melhorias nestes formatos.
- Capacidade de adaptação (flexibilidade mental): Habilidade de lidar com as mudanças de forma positiva, adaptando-se aos novos ambientes e se encaixando em novos contextos de forma contínua.
- Comunicação: Capacidade de emitir mensagens e fazer ser entendido com clareza pelas pessoas interessadas por ela. Reduzir o ruído e permitir que a mensagem chegue aos destinatários com o máximo de coerência.
- Gestão de pessoas e trabalho em equipe: Habilidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas para obter um objetivo em comum, com empatia, adaptação e comunicação eficiente.
Junte a todas elas, o entendimento básico das novas tecnologias (Inteligência artificial, Internet das coisas, Big data, Robótica, entre outras).
O que todas essas habilidades têm em comum? Elas estão presentes em todo empreendedor.
Além disso, a flexibilização das leis trabalhistas em todo o mundo e o avanço do trabalho remoto são fortes indícios dessas mudanças para o futuro do trabalho, um futuro que está se tornando cada vez mais presente.
O que fazer então?
- Desenvolva habilidades empreendedoras, aceite a missão de se tornar um empreendedor.
- Desafie-se.
- Abrace as mudanças.
- Encare esse desafio como uma grande oportunidade de crescimento pessoal.
É fundamental manter uma postura otimista diante do futuro, além de ser a mentalidade mais inteligente, é a que traz melhores resultados para a sua vida.
Está disposto a se tornar um empreendedor?
Obrigado pelo seu tempo.

Raffael Reis – Colunista
Gestor da startup Engajatech
Empreendedor serial, especialista em Inovação e Gestão de negócios.